Previsão do tempo

23° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 18° C
25° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
23° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C

Clube da Coruja pôs crianças e jovens a ler poesia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a 22 de março, o Clube da Coruja da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha promoveu a leitura de poemas para os mais novos.

Houve um membro do clube de leitura, para os mais jovens da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, que leu o seu próprio poema, e também um momento musical, com uma menina que em vez de ler optou por apresentar duas peças em oboé.

Neste dia, o clube celebrou o seu primeiro aniversário e os participantes foram convidados a levar um livro de poesia, fosse ele infantil, juvenil ou ilustrado.

O clube foi criado por Cátia Ferreira e Paula Leitão, funcionárias da biblioteca caldense, que quiseram assim juntar mensalmente várias crianças, com idades a partir dos oito anos, para falarem sobre as suas leituras.

“Nós gostamos muito de partilhar leituras e quisemos dar esse gosto também aos mais novos, também para os desviar um pouco dos ecrãs”, explicou Paula Leitão.

Todos os meses os membros deste clube, que é informal, encontram-se na biblioteca e discutem os livros que estão a ler ou que já leram.

Há encontros com tema livre, mas normalmente há sempre uma temática. “Quisemos dar liberdade aos participantes para escolherem o que quiserem apresentar, mas também possibilitar a discussão de um livro por todos”, referiu Cátia Ferreira.

As coordenadoras do clube consideram que ler é um prazer e têm notado, mês após mês, que as crianças e jovens também se interessam muito pelos livros, se forem cativados e não tiverem nenhuma obrigação de leitura.

“O objetivo é que eles se sintam à vontade para ter um momento de lazer e, ao mesmo tempo, educativo”, adiantou Cátia Ferreira.

Desta forma, todos acabam por querer participar e apresentarem o livro que leram. Em média, participam cerca de 10 elementos, alguns dos quais acompanhados pelas mães ou pais.

A sessão mais participada, com 21 membros, foi a que teve como tema a escritora Enid Blyton, criadora original da personagem Noddy e dos livros dos “Cinco”. Segundo Paula Leitão, nesse dia esteve presente uma inglesa, com cerca de 60 anos, que fez questão de entregar à biblioteca municipal uma edição original de um livro de Enid Blyton.

A duração das sessões é de cerca de 90 minutos, finalizando sempre com um pequeno lanche. Para a festa de aniversário cantaram-se os parabéns e houve um bolo especial.

Qualquer criança ou jovem pode participar do Clube da Coruja, bastando para isso marcar previamente na Biblioteca Municipal, através do e-mail biblioteca.municipal@mcr.pt ou pelo telefone 262841728.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Trio fere homem com navalha em estacionamento junto à OesteCim

Um homem de 50 anos foi atingido com um golpe de navalha numa zona lateral de estacionamento junto ao edifício da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), na cidade das Caldas da Rainha, pelas duas da tarde da passada segunda-feira, ficando com ferimentos ligeiros.

navalha1

Música clássica na Galeria Aguarela

Um momento de música clássica, clássica moderna e original de violinistas internacionais e músicos locais com aperitivos leves vai acontecer na Galeria Aguarela, na Rua Fonte do Pinheiro, 43ª, nas Caldas da Rainha, no dia 25 de abril, das 19h00 às 21h00.

musica

Noite de fado a favor do Fundo Élia Parreira

O Clube Soroptimist Internacional de Caldas da Rainha organiza uma noite de fado no dia 11 de abril, pelas 20h30, para angariação de fundos para o Fundo Élia Parreira, dirigido a pessoas apoiadas pelo Projeto Olha-Te, que se dedica aos doentes com cancro.

elia
Q