O festival destacou-se pela animação, que incluiu na abertura a atuação da Banda Comércio e Indústria. A animação contou ainda com espetáculos de fogo com Marsuppianee, Party Brass Band, Agarrat’ÓBrass e Leaps Brass Band. Houve também animação Infantil com a Casa Encantada do Pai Natal, que dinamizou atividades para as crianças, como pinturas faciais, entre outras.
A presença de visitantes estrangeiros foi notória, com especial destaque para os norte-americanos e canadianos que residem na região. Muitos mostraram-se impressionados com a dimensão e organização do festival, realçando a originalidade do evento em relação às suas experiências nos países de onde vêm.
Gary Vanderheiden, oriundo do Texas, mora nas Caldas da Rainha há dois anos e meio e mostrou-se encantado com o festival. “Nos Estados Unidos não temos este tipo de eventos. Adorámos!”, afirmou o americano, destacando “a atmosfera única e a riqueza da oferta culinária”.
Também se mostrou encantado com a cidade das Caldas da Rainha. “Oferece tudo o que queremos. O oceano está perto, há teatro, saúde, bowling, pickleball, golfe, râguebi e futebol”, referiu.
O casal Todd e Jeanne Dittrich, que se mudou para as Caldas em janeiro de 2023, destacou a comodidade e dinamismo da cidade: “Não temos carro e deslocamo-nos para todo o lado em transportes públicos. As Caldas são uma cidade perfeita para caminhar”, relataram.
Sobre o Caldas Food Festival, apontaram que este tipo de eventos “são dinâmicos e espetaculares. Dá para provar várias iguarias, incluindo as bifanas de porco preto, que adorámos”.
“Famílias, jovens e turistas encontram neste evento uma oportunidade única de explorar sabores e experiências, num ambiente vibrante”, disse o presidente da Câmara, Vitor Marques, na abertura do festival.
Para o autarca o Caldas Food Festival reafirma-se assim como uma “referência na promoção cultural e gastronómica das Caldas da Rainha, atraindo um público diversificado e contribuindo para a dinamização económica e turística da região”. “A iniciativa tira ainda partido da iluminação natalícia da cidade, que está muito bonita”, adiantou Vitor Marques.
Estreante no festival foi a Ganso’s Foodtruck, especializada na confeção de empanadas e arepas isentas de glúten. Segundo os responsáveis, José Cardoso e Fátima Fernandes, “os nossos recheios são inspirados na cozinha madeirense, na venezuelana e na multiculturalidade da cozinha moderna”.
Sobre a participação no evento o responsável destacou que “é a primeira vez que temos a oportunidade de estar neste festival. Já tínhamos ouvido falar da dinâmica e do entusiasmo que o caracteriza e queríamos muito participar”.
0 Comentários