Q

Previsão do tempo

12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
12° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
13° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Morais dos Santos é o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O coronel de artilharia Morais dos Santos é o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE). A tomada de posse decorreu na semana passada na instituição de ensino militar das Caldas da Rainha.
O novo comandante, à direita, a receber o estandarte nacional

O coronel de artilharia Morais dos Santos é o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE). A tomada de posse decorreu na semana passada na instituição de ensino militar das Caldas da Rainha.

A cerimónia, presidida pelo ajudante-general do Exército, tenente-general Boga Ribeiro, teve como momentos mais significativos a assinatura do Termo de Posse de Comando e a entrega do Estandarte Nacional, pelo diretor de formação, major-general Dias de Almeida, ao comandante empossado.

Morais dos Santos nasceu em Évora, em 1972. Ingressou na Academia Militar em 1991, tendo terminado o Curso de Artilharia em 1996. Possui o Curso de Estado-Maior do Exército e Conjunto, e o Mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia.

Ao longo da sua carreira desempenhou funções de comando na Escola Prática de Artilharia, como comandante de Pelotão dos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Praças, comandante de Pelotão de Transmissões, comandante de Bateria de Instrução e comandante da Bateria de Artilharia de Campanha.

No Regimento de Guarnição n. º2 foi comandante da Bateria de Artilharia Antiaérea, e no Regimento de Artilharia n. º5 foi comandante do Grupo de Artilharia de Campanha.

Exerceu funções de Estado-Maior na Escola Prática de Artilharia, como adjunto para a Instrução Geral da Secção de Instrução, adjunto de Programação na Secção de Programação, Avaliação e Estudos Técnicos, chefe da Secção de Formação e chefe do Gabinete de Tática e Técnica de Estado-Maior, e no Regimento de Artilharia n. º5, como oficial Adjunto da Secção de Formação e chefe da Secção Logística.

Teve também experiência na docência na Escola Prática de Artilharia, como instrutor de Tática e Transmissões do Curso de Promoção a Capitão, do Tirocínio para Oficiais, do Curso de Promoção a Sargento-Ajudante e do Curso de Formação de Sargentos, como diretor do Curso de Promoção a Capitão de Artilharia e do Tirocínio para Oficial de Artilharia, e no Instituto de Estudos Superior Militar como professor da área de ensino do Exército e docente responsável pela coordenação dos “Exercícios de Campo”.

Da sua experiência profissional fazem ainda parte assessorias de cooperação técnico-militar em Angola, na Roménia e no Reino Unido.

Da sua folha de serviços constam oito condecorações e dez louvores, dos quais um concedido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército.

Foi promovido ao atual posto na ESE em 18 de julho de 2024, substituindo no cargo o coronel Pinto Oliveira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Galeria Athena é novo espaço para a arte e cultura

Marie José Aymé, originária de Paris e residente nas Caldas da Rainha há uma década, inaugurou em setembro a Galeria de Artes Athena, um espaço dedicado à promoção de artistas talentosas e amadores.

Galeria 1

Magusto na Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo

A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, em Caldas da Rainha, reuniu no passado dia 16 centenas de pessoas no tradicional magusto, no Centro Pastoral, atrás da Igreja Paroquial. O evento, que começou às 16h00 e se prolongou até à noite, coincidiu com a inauguração das luzes de natal da cidade, criando um ambiente de festa e comunhão.

Magusto 1 2

Expoaves/1º Ibérico contou com exposição de cerca de 2 mil aves na Expoeste

Centenas de pessoas aproveitaram a realização da XXXVI Expoaves, na Expoeste, para apreciar e aprender mais sobre estas espécies. Organizado pelo Clube Ornitológico de Caldas da Rainha, o evento, que decorreu de 22 a 24 de novembro, contou com uma grande participação de criadores nacionais e espanhóis, exibindo 1.960 aves. Esta edição marcou também a primeira exposição com denominação ibérica, reforçando a importância do encontro no panorama da ornitologia. Os criadores expuseram os seus melhores exemplares.

aves 1