Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 17° C

Caldas da Rainha voltou aos tempos em que era vila

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As tradições dos tempos em que Caldas da Rainha ainda era vila, nomeadamente no final do século XIX, voltaram à cidade no passado dia 16, num percurso que fez a ligação entre o Bairro da Ponte e o Largo do Hospital Termal.

As tradições dos tempos em que Caldas da Rainha ainda era vila, nomeadamente no final do século XIX, voltaram à cidade no passado dia 16, num percurso que fez a ligação entre o Bairro da Ponte e o Largo do Hospital Termal.

Este ano participaram os grupos “As Ceifeiras” (Fanadia), “Flores da Primavera” (Guisado), “Danças do Arnóia” (A-dos-Francos) e o “Estrelas do Arnóia”, da Sancheira Grande (Óbidos). O evento tinha estado previsto para outubro, mas foi adiado devido às más condições climatéricas, o que fez com que alguns grupos não pudessem estar presentes. No caso do rancho folclórico “Os Azeitoneiros”, de Alvorninha, a participação não aconteceu porque tinha falecido recentemente um dos seus elementos.

Tal como em edições anteriores, a organização quis diversificar a forma como o evento decorreu. Segundo Sérgio Pereira, da organização, “todos os anos queremos introduzir algumas tradições que não tinham sido encenadas anteriormente”.

Uma das principais novidades foi a visita à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, onde cada um dos grupos fez a apresentação do santo padroeiro das suas aldeias.

A presidente da associação Património Histórico, Isabel Xavier, fez também uma apresentação sobre a história e as caraterísticas daquele monumento. “É uma jóia que nós temos, com caraterísticas únicas”, referiu a professora.

No final desta alocução, os participantes cantaram a “Miraculosa Rainha dos Céus” e foram oferecidas flores à Nossa Senhora do Pópulo.

À semelhança do ano passado, o desfile etnográfico teve início no Largo Frederico Pinto Basto, com passagem pelo Bairro Azul, Rua das Montras e Praça da Fruta. Como habitualmente, participaram dezenas de figurantes, vestidos como na época. Ouviram-se os habituais pregões dos vendedores. “Eu ainda me lembro, quando era criança, de ver um homem na Praça do Peixe a dizer ‘semente nabo, couve e horto’”, recordou Sérgio Pereira. Outra lembrança era do vendedor de gravatas e esticador para colarinhos, que também esteve representado no desfile.

“Foram os aldeões, que viviam aqui à volta das Caldas, com as suas trocas comerciais, que também ajudaram a cidade a crescer”, salientou.

Houve desgarradas (na Rua da Liberdade, à sombra dos chafalos), danças e namoros à janela. Este ano a organização optou por definir duas músicas que foram dançadas em comum por todos os grupos, de forma a ser mais fácil gerir as danças.

O evento terminou mesmo com danças, no Largo do Hospital Termal, com a participação do ator Carlos Areias e a sua companheira, a atriz Rosa-Bela Soares, que estavam de visita às Caldas e fizeram questão de assistir ao momento. Os elementos dos ranchos folclóricos acabaram por levar os atores para as suas danças.

Desde a primeira edição que o objetivo tem sido o de trazer à cidade todas as tradições e formas de viver e do convívio do final do século XIX. Criado por iniciativa dos grupos de folclore e etnografia do concelho, o projeto tem contado sempre com o apoio da Câmara Municipal e das duas uniões de freguesia da cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  '74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)' vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

arte

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.

mulheres

La Vie celebra o natal com diversão para toda a família

O espírito natalício chega ao Centro Comercial La Vie Caldas da Rainha com uma programação repleta de magia e diversão para todas as idades - incluindo os fiéis amigos de quatro patas. De 1 a 23 de dezembro, o centro comercial convida todos a participarem na série de atividades festivas e animação, em paralelo com as compras de natal.

vie