Começou no dia 18 de novembro a campanha Desembrulhar Sorrisos 2024, destinada a recolher brinquedos para serem oferecidos às crianças das famílias carenciadas apoiadas pela Ordem do Trevo (OT).
Os brinquedos novos angariados nos vários pontos de recolha disponíveis no concelho serão entregues às crianças a 19 de dezembro, a partir das 15h30, nas atuais instalações da associação, na Expoeste.
As crianças participantes vão também poder viajar nesse dia no comboio de natal, da Câmara até à Expoeste.
Este ano não há uma festa, porque a associação está a mudar de sede, e não havia possibilidade de organizá-la. Assim, a entrega será feita de forma personalizada, quando também forem entregues os cabazes de natal às famílias. A seguir haverá um lanche.
A edição deste ano foi apresentada em conferência de imprensa, no dia 13, na sede da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que é parceira da OT nesta iniciativa, em conjunto com o Município caldense, no âmbito da programação de natal.
A ACCCRO criou há três anos esta ligação à iniciativa da OT, permitindo assim aumentar o número de postos de recolha de brinquedos.
Durante esta época, para além dos parceiros habituais, como escolas e outras entidades, também os comerciantes colocam uma caixa ornamentada para recolha dos donativos. Qualquer pessoa pode depositar prendas para as crianças numa dessas caixas, que serão depois distribuídas no dia 19.
“O natal não deve ser só a parte comercial, mas também ter uma componente social, e é um orgulho podermos apoiar esta causa”, referiu o presidente da ACCCRO, Luís Gomes.
Segundo o presidente da OT, José Viegas, a parceria criada com a ACCCRO possibilitou que a iniciativa chegasse mais rapidamente aos comerciantes caldenses.
Para além da ACCCRO, José Viegas destacou o papel de todos os seus parceiros, inclusive a comunicação social local, porque é a única forma de tornar possível esta campanha de solidariedade, que já acontece há dez anos.
O dirigente pediu que sejam entregues brinquedos novos ou pelo menos em muito bom estado, porque, por vezes, aparecem alguns estragados. “Se fosse para os nossos filhos também não iríamos querer que estivessem estragados, por isso fazemos sempre uma triagem”, comentou.
A associação vai mudar em breve para novas instalações, na Rua da Jouriça, no Bairro da Ponte. O espaço foi cedido pela Câmara das Caldas.
Atualmente, a OT está a apoiar 70 famílias, que representam 352 pessoas, um número superior a anos anteriores. Desse total, 98 são crianças com idades até aos doze anos.
“Temos tido cada vez mais pedidos de apoio e tem sido complicado gerir tudo isto”, revelou José Viegas.
Há muitos imigrantes a pedirem ajuda, mas este ano estão a ser apoiadas mais famílias portuguesas.
Para além dessas famílias, há outras pessoas que periodicamente pedem ajuda. Para esses, a entidade tem sempre um cabaz alimentar de emergência que entrega a quem necessita.
Também na entrega das prendas há outras crianças que aparecem e igualmente recebem brinquedos. É que o principal objetivo desta campanha é que “as crianças tenham um natal mais feliz e possam desembrulhar os tais sorrisos”, concluiu José Viegas.
O presidente da Câmara, Vitor Marques, elogiou esta iniciativa da OT e todo o trabalho que a associação desenvolve ao longo do ano. “É muito bom podermos proporcionar um sorriso especial a estas crianças”, afirmou.
0 Comentários