Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Xuè 血, o Sangue na MTC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o conceito de sangue, tal como o dos órgãos, é um pouco mais abrangente do que o da medicina convencional. Ambos os modelos teóricos falam de um fluido vermelho que circula nos vasos sanguíneos e nutre nos tecidos do corpo, mas a principal diferença é a relação que esta substância tem com todas as outras.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o conceito de sangue, tal como o dos órgãos, é um pouco mais abrangente do que o da medicina convencional. Ambos os modelos teóricos falam de um fluido vermelho que circula nos vasos sanguíneos e nutre nos tecidos do corpo, mas a principal diferença é a relação que esta substância tem com todas as outras.

Em primeiro lugar, o Xuè (血) é das substâncias mais importantes para a nutrição de todos os tecidos, sendo maioritariamente produzido pelo sistema Baço-Pâncreas (BP), e distribuído e armazenado pelo sistema Fígado (F). No sistema Coração (C), o sangue materializa a consciência (Shén 神), permitindo-nos estar calmos e conscientes do mundo à nossa volta.

Esta comunicação entre o BP, F e C é de extrema importância quando falamos da estabilidade emocional e bem-estar físico. Um quadro clínico comum é a combinação entre alterações no F e no BP, muitas vezes manifestando sintomas como náuseas e alterações gastrointestinais, acompanhadas por dores de cabeça e tensão muscular generalizada. Este quadro pode levar rapidamente a um esgotamento de Xuè , o que impede a devida materialização da consciência no C. Como consequência, surgem sintomas como insônia e ansiedade, podendo agravar e causar palpitações e suor profuso (geralmente durante a noite).

É necessário esclarecer que um esgotamento de Xuè não corresponde diretamente a uma anemia ou a qualquer alteração em valores medidos por um hemograma. Ainda assim, um diagnóstico de anemia pode frequentemente estar associado a uma síndrome de esgotamento de Xuè.

Sendo que o Xuè está fortemente ligado ao F, C e BP, o nosso conceito ocidental de “mente” pode ser facilmente associado a esta substância. Assim, condições como burnout, ansiedade e depressão têm uma forte probabilidade de serem causadas por alterações no Xuè, pois uma das formas mais comuns de o desgastar é através de uma atividade mental desproporcional ao descanso, como é comum observar em pacientes que dedicam toda a sua energia aos deveres laborais e/ou familiares.

Uma alimentação equilibrada, passatempos e bons hábitos de descanso ajudam a manter um Xuè pleno e saudável, permitido uma nutrição de qualidade que sustenta toda e qualquer atividade física ou mental que surja.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O outono, o Pulmão e a imunidade

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o outono é associado ao sistema Pulmão (P), essencial para o sistema imunológico que nos protege contra doenças externas, como vírus e bactérias. No modelo teórico da MTC, a imunidade está associada ao conceito de Wèi Qì [卫气], ou Qì protetor. Esta força circula nos níveis superficiais do corpo e protege-o dos seis fatores patogénicos externos: Calor, Frio, Vento, Humidade, Secura e Canícula. A boa formação de Qì depende do bom funcionamento de certos órgãos – entre eles o P.

15

O fraco estado global da democracia

A credibilidade das eleições está sob ameaça em todo o mundo. Cada vez menos gente aparece para votar e cada vez há mais contestação aos processos e aos resultados eleitorais. É a principal conclusão do último relatório sobre o estado da democracia global que todos os anos, desde 1975, é produzido pelo Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral (International Institute for Democracy and Electoral Assistance — International IDEA), com sede em Estocolmo, e fica disponível no respectivo site.

Francisco Martins da Silva

Fígado e stress, a raiz de todo o mal

No modelo teórico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), considera-se que o sistema Fígado (F) é responsável pelo “livre fluir do Qì”, o que significa que este sistema permite com que tudo no organismo flua de uma forma correta e harmoniosa. Assim, é fácil assumir que, se o nosso F se encontra disfuncional, podem surgir os mais variados sinais e sintomas. Para piorar a situação, este órgão é o mais facilmente afetado; há inclusivamente teorias que dizem que todos sofremos de “Estagnação do Qì do Fígado”. Mas por que é que isto acontece?

artigo 14