Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Jīng 精, a busca pela imortalidade na MTC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o termo Jīng 精 é usado para descrever uma substância primordial e dinamizadora, uma fonte de energia vital, essencial à vida e incorruptível.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o termo Jīng 精 é usado para descrever uma substância primordial e dinamizadora, uma fonte de energia vital, essencial à vida e incorruptível.

Mais uma vez, temos uma divisão em dois: o Jing pós-natal e pré-natal.

O Jing pós-natal resulta da purificação da energia produzida pelo Baço-Pâncreas (proveniente da digestão) e pelo Pulmão (oriunda da respiração). Este Jing faz parte do ciclo de criação de energia nutritiva e defensiva, permitindo todas as funções do organismo, e está constantemente a ser consumida, pois está desenhada para isso. Quando o organismo deixa de possuir esse Jing, passamos a consumir Jing pré-natal.

O Jing pré-natal é a fonte de energia mais preciosa que o corpo humano possui, e está guardado no Rim e entra em ação quando tudo falha. Isto é evidente em casos de sobrevivência em situações desumanas de fome e desidratação, onde o organismo tem efetivamente reservas de energia que conseguem sustentar a vida durante um período limitado. É aqui que reside a definição essencial do Jing: uma substância pura e indiferenciada, capaz de sustentar a vida humana, embora de uma forma finita. Numa vida sem desequilíbrios e com a melhor saúde possível, a morte ocorre quando este Jing se esgota e a vida deixa de ser possível. Quando nascemos, é este Jing que determina o nosso desenvolvimento e a nossa personalidade. Comparando com o modelo teórico ocidental, há muito em comum entre o Jing e a ideia de ADN e genética; é algo que nos é transmitido pelos nossos pais e que nós transmitimos para os nossos filhos.

Dado que esta fonte energética é finita, a busca por métodos que preservem ou gerem mais Jing é quase instintivo devido à natureza humana. A chamada “busca pela imortalidade” é a trama central de muitos contos e lendas ao longos dos séculos, em todo o mundo, e o Oriente não é exceção.

Entre um estilo de vida reservado e equilibrado e a implementação de práticas energéticas no dia a dia, a medicina chinesa oferece alguns conselhos para preservar o Jing que contribuem para uma vida mais longa e saudável:

  • A prática de Qi Gong e/ou Tai Chi;
  • Exercício físico moderado (como caminhadas);
  • Alimentação rica em nutrientes e de fácil digestão;
  • Um estilo de vida equilibrado, sem excessos (como álcool, drogas, trabalho e atividade sexual);
  • Prática regular de massagens ou outros tratamentos corporais.

Tudo isto, entre outros, são conselhos milenares que permitem uma boa produção de Jing pós-natal, o que reduz consideravelmente o consumo de Jing pré-natal e, consequentemente, aumenta a longevidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Neste país de emigrantes

Os extremistas apenas conseguem entender o mundo numa qualquer dimensão básica e optam por se limitar nessa borda exígua. Como é da natureza dos limitados limitar, não descansam enquanto não confinarem os demais à sua estreiteza de vistas.

Francisco Martins da Silva

Namoro?

Afinal, o que se passa? O significado de namoro já não é o mesmo em português. Para uns significa uma coisa, para outros significa algo mais, mas sempre em relação com o amor. A palavra namoro vem da expressão castelhana “en amor”. Daqui evoluiu para “enamorar” e, depois, pela perda do e, para “namorar”.

Jīn Yè 津液, líquidos orgânicos na MTC

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os fluidos corporais que não são sangue são conhecidos como Jīn Yè (津液), um termo que abrange os diversos líquidos orgânicos do corpo. Este conceito é dividido em duas categorias principais: Jīn (津), que se refere aos líquidos mais leves e fluidos, como suor, lágrimas e saliva, e Yè (液), que representa os líquidos mais densos e nutritivos, como os que lubrificam e nutrem as articulações e a medula óssea. Estes líquidos desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, sendo responsáveis por hidratar, nutrir e lubrificar os tecidos, garantindo a homeostasia e a vitalidade do corpo humano.

Artigo 10