Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o termo Jīng 精 é usado para descrever uma substância primordial e dinamizadora, uma fonte de energia vital, essencial à vida e incorruptível.
Mais uma vez, temos uma divisão em dois: o Jing pós-natal e pré-natal.
O Jing pós-natal resulta da purificação da energia produzida pelo Baço-Pâncreas (proveniente da digestão) e pelo Pulmão (oriunda da respiração). Este Jing faz parte do ciclo de criação de energia nutritiva e defensiva, permitindo todas as funções do organismo, e está constantemente a ser consumida, pois está desenhada para isso. Quando o organismo deixa de possuir esse Jing, passamos a consumir Jing pré-natal.
O Jing pré-natal é a fonte de energia mais preciosa que o corpo humano possui, e está guardado no Rim e entra em ação quando tudo falha. Isto é evidente em casos de sobrevivência em situações desumanas de fome e desidratação, onde o organismo tem efetivamente reservas de energia que conseguem sustentar a vida durante um período limitado. É aqui que reside a definição essencial do Jing: uma substância pura e indiferenciada, capaz de sustentar a vida humana, embora de uma forma finita. Numa vida sem desequilíbrios e com a melhor saúde possível, a morte ocorre quando este Jing se esgota e a vida deixa de ser possível. Quando nascemos, é este Jing que determina o nosso desenvolvimento e a nossa personalidade. Comparando com o modelo teórico ocidental, há muito em comum entre o Jing e a ideia de ADN e genética; é algo que nos é transmitido pelos nossos pais e que nós transmitimos para os nossos filhos.
Dado que esta fonte energética é finita, a busca por métodos que preservem ou gerem mais Jing é quase instintivo devido à natureza humana. A chamada “busca pela imortalidade” é a trama central de muitos contos e lendas ao longos dos séculos, em todo o mundo, e o Oriente não é exceção.
Entre um estilo de vida reservado e equilibrado e a implementação de práticas energéticas no dia a dia, a medicina chinesa oferece alguns conselhos para preservar o Jing que contribuem para uma vida mais longa e saudável:
- A prática de Qi Gong e/ou Tai Chi;
- Exercício físico moderado (como caminhadas);
- Alimentação rica em nutrientes e de fácil digestão;
- Um estilo de vida equilibrado, sem excessos (como álcool, drogas, trabalho e atividade sexual);
- Prática regular de massagens ou outros tratamentos corporais.
Tudo isto, entre outros, são conselhos milenares que permitem uma boa produção de Jing pós-natal, o que reduz consideravelmente o consumo de Jing pré-natal e, consequentemente, aumenta a longevidade.
0 Comentários