Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C

Catarina Sobral venceu Prémio Nacional de Ilustração

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A autora e ilustradora do livro “Fantasmas, Bananas e Avestruzes”, Catarina Sobral venceu o Prémio Nacional de Ilustração, cuja entrega teve lugar no dia 12, na galeria Ogiva, no âmbito do FÓLIO.

A autora e ilustradora do livro “Fantasmas, Bananas e Avestruzes”, Catarina Sobral venceu o Prémio Nacional de Ilustração, cuja entrega teve lugar no dia 12, na galeria Ogiva, no âmbito do FÓLIO.

Catarina Sobral recebeu a distinção durante a cerimónia de inauguração da “PIM! IX Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo”.

Atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o prémio distingue o livro publicado pela Assembleia da República no âmbito da coleção infantojuvenil “Missão: Democracia”.

A DGLAB atribuiu ainda duas menções honrosas a outros livros publicados nesta coleção Rachel Caiano, pelas ilustrações do livro “E se fossemos a votos?”, de Luísa Ducla Soares, e Mariana Rio, pela ilustração de “Leva-me ao teu líder”, da autoria de Afonso Cruz.

A Assembleia da República criou esta coleção como forma de comemorar os 50 anos do 25 de Abril e de alcançar os mais novos, explicando através de histórias conceitos como a democracia, as eleições e a República, entre outros.

Em representação da editora, Maria Teresa Paulo referiu que os livros desta coleção são dedicados a temas que consideraram “preocupantes”, acrescentando que pretendem contribuir para o desenvolvimento da literacia democrática.

O diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre de Almeida, explicou que o júri atribuiu o prémio a Catarina Sobral pela “grande segurança na maneira como desenha” e pelo rigor expressivo das figuras.

“A linguagem visual de Catarina Sobral alastra por patamares de cada vez maior exigência, afirmando uma consistente estrutura intelectual”, concluiu.

Catarina Sobral agradeceu o reconhecimento do seu trabalho e toda a coleção “Missão: Democracia”, salientando a necessidade de informar os mais novos “sobre temas menos delicodoces”.

A curadora do FÓLIO Ilustra, Mafalda Milhões, apresentou a edição deste ano da PIM, composta por vários cartazes, panfletos e outros com convocatórias para manifestações, criadas por 67 ilustradores convidados.

A exposição conta ainda com uma intervenção de Mantraste (nome artístico do caldense Bruno Santos), que é o ilustrador residente deste ano. São várias as “palavras de ordem” sugeridas pelos ilustradores representados, algumas reivindicativas, outras mais humorísticas, mas a maior parte pretende causar a reflexão.

Mantraste agradeceu a Óbidos pela realização do FÓLIO, “que para mim é o melhor festival do Oeste” e destacou todo o trabalho que esteve por detrás da montagem daquela exposição, na qual contou com a colaboração dos artistas plásticos Nuno Bettencourt e João Belga. “Foram dois meses muito intensos”, revelou, adiantando que a mensagem “mais sincera” que faz parte da mostra é a que “já estou farto de pintar placas”.

Uma mostra que vale a pena visitar e na qual Mantraste acha que as pessoas se devem “fundir”, mesmo correndo o risco de deitar abaixo algumas das placas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“O FÓLIO não deve ser quantidade, mas sim qualidade” – Celeste Afonso

Em 2025 vai realizar-se a décima edição do FÓLIO e Celeste Afonso, que esteve no âmago da criação do festival enquanto vereadora da Cultura de Óbidos, recomenda que se repense o caminho que tem sido tomado nos últimos anos, o qual considera estar a desviar-se da estratégia inicial.

celesteafonsofolio

Câmara ofereceu vouchers de 20 euros aos alunos do concelho para comprarem livros no FÓLIO

A oferta de um voucher de 20 euros a todos os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, destinado à aquisição de livros numa das livrarias do FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, foi uma das novidades anunciadas pelo presidente da Câmara, Filipe Daniel, na inauguração do evento, que decorre até 20 de outubro.

folio5

Francisca Coutinho superou prova cega no programa The Voice

A caldense Francisca Coutinho, de 19 anos, participou no programa The Voice, que dá voz a quem sonha ter uma carreira no mundo da música. Na emissão do passado domingo conseguiu conquistar três dos mentores (Sara Correia, Sónia Tavares e Fernando Daniel) e o público.

Voice 1