Margarida Viegas tem a funcionar na Rua Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, uma loja para exposição e venda dos seus artigos cerâmicos, e que serve também de ateliê.
Artista natural de Arruda dos Vinhos, achava que abrir o seu próprio espaço seria um sonho distante, mas passados cerca de vinte meses, recebe encomendas e o feedback tem sido positivo.
A jovem cresceu sob uma forte influência artística. “O meu pai sempre esteve muito ligado às artes, pintava, fazia desenho e exposições com grupos de coletivos, sempre como um hobbie. Trabalhava na informática e tinha assim dois mundos completamente diferentes”, contou.
No 10º ano frequentou a Escola Artística António Arroios, onde teve contacto pela primeira vez com a cerâmica. “Especializei-me na cerâmica no 11.º e 12.º e eu queria continuar nesta área e encontrar um sítio que me desse essa abertura”, relatou.
A licenciatura em Design de Produto, Cerâmica e Vidro na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha foi o passo seguinte e depois inscreveu-se no curso de Cerâmica Criativa do Cencal, onde teve mais 300 horas práticas, essenciais para o rumo profissional.
“Tive um estágio de dois meses, onde fui para uma aldeia de xisto na Cerdeira. Eles tem lá um programa de cerâmica com parte de cozedura a lenha, mais virada para a cerâmica japonesa, e algumas peças que eu tenho foram feitas lá”, explicou.
Terminando o estágio, Margarida Viegas sabia que queria continuar nas Caldas da Rainha, cidade que tem uma grande comunidade de artistas. Mas nunca pensou que fosse possível ter o seu próprio espaço tão cedo. “Ter o meu próprio ateliê era um sonho que eu sempre achei que fosse acontecer quando a vida estivesse mais estável”, indicou.
O espaço na rua Rua Rafael Bordalo Pinheiro apareceu em janeiro do ano passado.
Quando questionada sobre o seu estilo, responde ser mais naturalista, inspirado pela natureza ao seu redor.
“Estou a descobrir-me a e ao que eu gosto de fazer. Estou a adorar estar aqui”, manifestou, apontando ser espaço que está relativamente perto do centro da cidade, mas longe da confusão.
Margarida Viegas esteve presente no Eco-mercado, no dia 21 de setembro, o primeiro local onde expôs publicamente as suas peças.
Relativamente a planos futuros para a sua marca, Margarida Ceramic Art, adiantou que “por enquanto passa por criar o site e desenvolver coleções com uma linha mais coesa”.
É possível encontrar o catálogo completo, acompanhar as novidades e fazer encomendas pela página do Instagram @ margarida_ceramicart.
0 Comentários