A famosa cervejaria “Camaroeiro Real”, em Caldas da Rainha, reabriu no final do mês de junho, na zona histórica da cidade, mais precisamente na Travessa de Santo António junto à Praça da República, e já estão disponíveis os famosos petiscos e bifes que deram fama a esta marca.Trata-se de uma aposta do grupo Litro da empresa a gerência da Marques & Baptista, Lda, proprietários da cervejaria “O Litro” e do “Litro café”.
O espaço foi completamente remodelado. Além da cervejaria e restaurante, há um espaço de bar com uma esplanada que já é uma nova atração na cidade, com chapéus coloridos que foram pendurados por cima.
O espaço tem ainda uma garrafeira interna e exposição, onde irão fazer provas de vinhos, em conjunto com marcas de produtores.
Os novos proprietários quiseram trazer de volta o “Camaroeiro Real” – “símbolo icónico da cidade”, reabrindo com um novo projeto.
Tendo em conta que o Camaroeiro era conhecido pelos seus tradicionais bifes, “estes tinham obrigatoriamente que se manter na carta, bem como alguns pratos de marisco”, disse Tomás Vieira, que juntamente com a mãe, Zélia Marques (mentora), a irmã Sara e o cunhado Pedro Mazarelo são os novos responsáveis pelo espaço.
Segundo os proprietários o “tradicional Bife à Camaroeiro tem sido um sucesso, bem como o Arroz à Lingueirão”.
Contam também com diversos petiscos, como saladas frias, ameijoas à bulhão pato, gambas ao alho, pica-pau, coelho desossado, ovos rotos entre outros pratos. O espaço tem também pratos vegetarianos.
A cerveja, tal como no Litro, é servida a partir de tanques de 1000 litros.
A cervejaria Camaroeiro Real abriu pela primeira vez as portas em 1968 e encerrou em 2019.
“No ano de 2023, surgiu a oportunidade de adquirirmos o imóvel, foi desde cedo uma aposta forte por parte da empresa, por ser um símbolo mítico da cidade, pela sua localização no coração histórico, e pelas histórias vividas naquele espaço”, referiu Tomás Vieira.
“Pelo que o edifício significa para a cidade considerámos que deveria ser devolvido aos caldenses”, salientou o responsável, revelando que sempre “tiveram um gosto especial por esta casa devido à sua avó ter trabalhado aqui”. “Desde pequenos que ouvimos a nossa avó contar histórias dos tempos em que trabalhava no Camaroeiro”, contou.
Segundo Tomás Vieira contrataram a Love Design para fazer a decoração que “já é nossa parceira, nos outros estabelecimentos do Grupo Litro, e só assim faria sentido. Quisemos criar um ambiente de cervejaria moderna e industrial, mantendo a nossa identidade visual transversal a todas as casas”.
Com a reabertura do Camaroeiro Real foram criados 10 novos empregos. Atualmente, com os 3 estabelecimentos, O Litro, Litro caffe e o Camaroeiro, contam com o total de 26 postos de trabalho.
Para este responsável, a falta de mão-de-obra é um “flagelo transversal a qualquer área, sendo que na restauração se torna ainda mais complicado devido aos horários praticados na área”. “Temos a sorte de ser uma empresa familiar, o que facilita um pouco este aspeto. Tentamos criar um ambiente familiar e confortável com os nossos colaboradores, são eles a imagem dos nossos espaços. Sem eles nada seria possível”, sublinhou.
Chegar ao centro da cidade é algo que já estava nos planos da empresa há algum tempo e abre o desafio de dinamizar a cidade e receber turistas que visitam a cidade.
“A nossa intenção foi trazer um conceito novo na cidade, mas já praticados noutros locais, de termos um restaurante em que ao fim de semana e no término das refeições, quem nos visita possa prolongar a sua visita ao desfrutar de música com um Dj ou música ao vivo”, explicou, o empresário.
Tomás Vieira diz que o objetivo é ainda unir esforços no sentido de dinamizar a zona onde estão localizados. “Quantos mais pontos de interesse e estabelecimentos com diversão existirem, mais atração a cidade terá, trazendo retorno direto ao comércio e hotelaria”, afirmou.
O Camaroeiro está aberto de terça-feira a quinta-feira sábado, com serviço de almoço das 12h00 às 15h00 e jantar das 18h30 às 24h00. Sextas e sábados funciona das 12h00 às 15h00 e das 18h30 até às 2h00. O estabelecimento encerra aos domingos e segundas-feiras.
0 Comentários