Q

Previsão do tempo

23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
23° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C

Presidente da Câmara descreve as atividades neste mandato na sessão dos 110 anos do concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sessão solene do 110º aniversário do concelho do Bombarral, o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, fez um balanço do que tem sido feito neste mandato, sustentando que tem havido uma aposta numa “maior e mais eficaz ação no domínio das políticas sociais, fundamentais para promover o bem-estar da população e assegurar a coesão”.
O presidente da Câmara, ao centro, no discurso da sessão solene

Na sessão solene do 110º aniversário do concelho do Bombarral, o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, fez um balanço do que tem sido feito neste mandato, sustentando que tem havido uma aposta numa “maior e mais eficaz ação no domínio das políticas sociais, fundamentais para promover o bem-estar da população e assegurar a coesão”.

“A proximidade às populações mais vulneráveis através de projetos como o Radar Social, a par do Contrato Local de Desenvolvimento Social, que tem como fim garantir que todos os segmentos da sociedade tenham acesso a oportunidades e recursos necessários para uma vida digna e o constante e trabalho diário no terreno, são por nós considerados fundamentais para uma eficaz intervenção social”, manifestou o autarca.

O presidente da Câmara destacou também os projetos para a população sénior, como a Universidade 50+, o recente programa Eguard, o turismo sénior e o acompanhamento psicológico a situações mais delicadas.

“A habitação desempenha um papel crucial na vida da população mais vulnerável, sendo um elemento fundamental para a dignidade humana e o desenvolvimento social, pelo que, e ainda no âmbito do nosso trabalho, vamos construir habitações para o realojamento de situações identificadas como indignas, indo ao encontro da nossa estratégia local de habitação”, revelou.

O autarca adiantou que “para tal, temos vindo a reforçar o nosso quadro de pessoal com recursos humanos mais direcionados às problemáticas existentes, pois entendemos que só desta forma conseguiremos chegar à nossa população de uma forma mais próxima e indo ao encontro das suas reais necessidades”.

Para atrair e fixar jovens, “temos vindo a desenvolver projetos como a criação de uma creche, a construção de habitação com rendas a custos controlados, o incentivo à natalidade e adoção, entre outros”.

Ricardo Fernandes apontou que “outra das áreas que tem sido para nós prioritária é a igualdade de género, pois consideramos ser fundamental para o desenvolvimento sustentável e equitativo de uma sociedade“.

Por outro lado, sublinhou o apoio às instituições particulares de solidariedade social. ”Temos vindo a estabelecer parcerias tanto no âmbito do apoio às estruturas residenciais para idosos, como também no apoio na construção de um centro de atividades e capacitação para a inclusão social”, referiu.

No capítulo da educação, vincou que ”temos vindo a investir significativamente na manutenção e reabilitação dos estabelecimentos de educação e de ensino do concelho, requalificámos infraestruturas escolares, incluindo a compra de equipamentos de recreio, parques infantis, mobiliário e material didático e pedagógico, para que os nossos alunos possam estudar em ambientes modernos e bem equipados, garantindo a segurança e as melhores condições para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens“.

A par disso, ”disponibilizámos acesso gratuito à plataforma Escola Virtual para os alunos do 1.º e 2.º ciclos, apoiámos financeiramente vários projetos pedagógicos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó nos mais diversos domínios, alargámos as ofertas das componentes de apoio à família indo ao encontro das suas necessidades no auxílio e acolhimento das crianças para além do horário escolar, aumentámos a ação social escolar, complementámos a oferta de manuais escolares com a oferta das fichas de trabalho para os alunos do 1.º ciclo, e disponibilizámos as viaturas municipais de transporte coletivo para um conjunto muito alargado de iniciativas“.

De acordo com presidente, o investimento é para continuar, atendendo ao aumento da população escolar, concretamente na educação pré-escolar, pelo que “já temos os projetos concluídos para ampliação dos jardins de infância da Quinta de Santo António e do Vale da Várzea, com os respetivos concursos a serem lançados brevemente”.

O presidente da Câmara revelou que no Portugal 2030 estão contratualizados “mais de 6 milhões de euros em Fundos Europeus, que irão corresponder a quase 8 milhões de investimento”.

Evidenciou um “constante incremento dos valores transferidos para as Juntas de Freguesia, assim como para o movimento associativo”, dando ênfase à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, que este ano atinge o seu centenário, “tanto nos valores transferidos mensalmente, como no apoio em equipamento e viaturas, mas também no apoio aos meios humanos que permite que esta corporação posso contar aos dias de hoje com três Equipas de Intervenção Permanente”.

O edil anunciou ainda que no decorrer deste ano espera abrir a Loja do Cidadão do Bombarral, o Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça (na Columbeira) e o renovado Museu Municipal, no Palácio Gorjão.

“Estamos com os projetos em desenvolvimento para a fase de implementação da Quinta da Ciência Viva da Pera Rocha, que terá um forte impacto no evento nacional “Science Comes to Town”, cuja sede será Lisboa, em 2026”, concluiu na síntese das obras e investimentos.

A última questão abordada no seu discurso, mas não menos importante, foi o Hospital do Oeste, “um assunto que pensávamos estar definitivamente resolvido”.

“A razão parece não querer impor-se perante a realidade. A importante infraestrutura faz muita falta para uma assistência hospitalar digna de que os oestinos carecem e qualquer movimento que possa fazer perigar todo o projeto é completamente pernicioso, vai ao arrepio do interesse superior das pessoas e deverá ter o consequente julgamento por parte das populações”, argumentou.

“No que depender de mim e deste executivo que lidero, a construção do Hospital do Oeste será rapidamente uma realidade. Os oestinos não vão perdoar a quem coloque entraves ou tente parar um processo que já está em andamento”, declarou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados