Com encenação de João Baião e Frederico Corado, trata-se de uma adaptação da comédia da autoria de Marc Camoletti, que esteve em cena durante seis anos no West End de Londres e na Broadway, em Nova Iorque.
João Baião, que interpreta “Bernardo”, vai estar acompanhado por um elenco conhecido do grande público: Bruna Andrade, Cristina Oliveira, Heitor Lourenço, Fernando Gomes e Joana França.
“Feliz Aniversário” é um hilariante espetáculo, vencedor de vários prémios internacionais. Na sua elegante casa de campo, Bernardo, aproveitando a oportunidade da sua mulher estar fora, programa passar um fantástico fim de semana com a sua linda e elegante amante, que comemora o seu aniversário. Tudo está bem planeado, nada pode dar errado, até que, em cima da hora, a sua mulher decide não ir embora.
“Conheci esta comédia quando tinha adquirido os direitos de um outro espetáculo do mesmo autor e na altura pensei que gostava muito de um dia trazer a peça para Portugal”, disse João Baião.
“A vida seguiu outros caminhos, fiz outros espetáculos e agora, depois de “Os monólogos da vacina”, quase vinte anos depois voltei a lembrar-me daquele texto que tinha adorado e ficado marcado na minha memória. Pedi a Frederico Corado para o traduzir e depois fiz a adaptação para português e ambos dirigimos e encenámos a peça”, contou.
A comédia, que está em digressão e que tem já percorrido vários pontos do país, comemorou no dia 22 de junho “cem representações”. “Está a ser um grande sucesso e o público continua a encher salas e diverte-se muito”, referiu, acrescentando que no final “fico sempre um pouco à conversa com as pessoas a tirar fotografias e o feedback é que foi divertidíssimo e que já não se riam assim há tanto tempo”.
“Quando os textos são adaptados à nossa realidade funciona muito bem”, salientou, referindo que nas comédias o que é valorizado “é a história e o que acontece entre as personagens”.
“É um clássico de trocadilhos e desentendidos e funciona bem em qualquer país e considero que os portugueses estavam com saudades deste tipo de comédia”, adiantou.
Questionado sobre o que é que este espetáculo tem de impactante, respondeu que “é uma história galopante em termos de acontecimentos”. “Quando o público pensa que uma situação está resolvida vem outra mais complicada para resolver e as coisas têm lógica, fazem sentido, o que dá ainda mais graça”, explicou.
Quanto ao elenco, está a adorar trabalhar com todos, referindo que finalmente conseguiu o sonho de partilhar o palco com Heitor Lourenço. “Nós divertimo-nos muito a fazer o espetáculo e o público também”, salientou.
Relatou ainda que o cenário é “muito bonito e como toda a gente diz, não me importava nada ter esta casa para viver”.
Regressando à “sala “maravilhosa do CCC”, indicou que tem uma ligação próxima às Caldas da Rainha, onde tem amigos e colegas com quem trabalha. “Fiz muitos espetáculos ao ar livre nas Caldas, inclusive com a cantora caldense Rebeca”, referiu.
O ator declarou que já está “a pensar no espetáculo do próximo ano”, sem querer revelar mais informação porque “ainda não está bem definido”.
Ainda existem bilhetes disponíveis para as sessões no CCC.
0 Comentários