Desde 25 de junho, o Portal SNS (Serviço Nacional de Saúde) passa a ter uma página interativa (https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns) para consulta dos serviços de urgência disponíveis e respetivos horários em Portugal Continental.
Esta ferramenta integra, de forma automática, os horários das urgências que constam do SIIP – Sistema Integrado de Informação de Prestadores, para os sete dias mais próximos.
A informação disponibilizada é obtida a partir da plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoal para as urgências, que é a mesma que serve para a referenciação dos utentes através da Linha SNS 24 (808 24 24 24).
Os cidadãos podem fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde e saberem, de forma rápida e intuitiva, quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis.
Segundo a Direção Executiva do SNS, “os dados serão atualizados de hora a hora, fornecendo aos utentes, de forma transparente e inovadora, a resposta de cada hospital e do SNS em matéria de urgência hospitalar”.
No passado domingo, doze urgências apresentaram constrangimentos, mas a Direção Executiva sublinha que o plano assistencial para o verão “está a ser cumprido, nomeadamente ao nível das urgências de obstetrícia/ginecologia, que, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, estão a funcionar em rede, de forma a garantir-se sempre a resposta assistencial”.
A Direção Executiva sustenta que estes serviços de urgência que manifestam alguns constrangimentos têm a urgência interna em funcionamento, sendo que, alguns estão dotados de capacidade de receber casos urgentes referenciados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela Linha SNS 24 grávidas.
No caso dos hospitais de Caldas da Rainha (Unidade Local de Saúde do Oeste), do Médio Tejo e de Santarém, “também existe uma coordenação para que resposta ao nível da urgência de obstetrícia/ginecologia seja alternada”.
Este plano para as urgências de obstetrícia/ginecologia foi acordado entre o Ministério da Saúde, os diretores clínicos e os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais envolvidos, em reuniões que contaram também com a colaboração do colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos.
“O reforço do trabalho em rede entre as equipas de instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento estratégico atempado da resposta, é uma das missões centrais da Direção Executiva do SNS”, assegura o organismo responsável por “estabelecer a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade, segurança e confiança na utilização dos serviços de saúde, bem como uma utilização que maximize os recursos disponíveis e induza um melhor planeamento”.
Na consulta efetuada pelo JORNAL DAS CALDAS ao mapa das escalas de urgências, no primeiro dia em que ficou disponível, foi possível perceber que o Hospital das Caldas da Rainha tinha a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia a funcionar das 09h00 às 24h00 no dia 25 de junho, e sem interrupção entre os dias 26 e 30 de junho. No dia 1 de julho estará aberta das 00h00 às 21h00.
No que diz respeito à Urgência Geral e à Urgência Pediátrica, estão abertas sem constrangimentos entre 25 de junho e 1 de julho.
No Hospital de Peniche, a Urgência Geral até aberta sem interrupções entre 25 e 29 de junho. No dia 30 fecha às 20h00 e no dia 1 de julho só funciona das 20h00 às 24h00.
Em Torres Vedras, o hospital da Unidade Local de Saúde do Oeste tem a Urgência Geral aberta sem interrupções até 1 de julho, mas a Urgência Pediátrica só estará a funcionar das 09h00 às 21h00.
Como o mapa é interativo, significa que estas informações podem mudar, pelo que é conveniente consultá-lo para verificar se não existem alterações.
0 Comentários