Mais de 420 alunos marcaram presença na exposição estática com meios dos bombeiros das Caldas da Rainha, da PSP, da GNR, da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Serviço Municipal de Proteção Civil das Caldas da Rainha (SMPC) e do Exército, na passada sexta-feira, na Expoeste, dando assim início ao mês da proteção civil.
A iniciativa inseriu-se no Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação, até 14 de março.
No dia 4, foi simulada a evacuação de uma instituição particular de solidariedade social em Vidais, na sequência de um incêndio rural, com perto de vinte utentes a serem levados para a Zona de Concentração e Apoio às Populações (ZCAP) situada em Ribeira de Crastos.
No dia 5, realizou-se outro exercício idêntico, mas na cidade, com evacuação para o Pavilhão da Mata, com a participação da Associação Social e Cultural Paradense, do Chão da Parada, com cerca de vinte utentes, transportados para uma ZCAP criada provisoriamente.
A simulação de nova evacuação está prevista no dia 6, a partir das 10h30, agora nas Mestras, em Carvalhal Benfeito, com o transporte de vinte utentes do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Mercês para a ZCAP existente numa antiga escola das Mestras.
No dia 7, pelas 10h30, será simulado um incêndio urbano na Infancoop, Cooperativa de Pais Trabalhadores Para Apoio à Infância.
No dia 9, a partir das 10h30, haverá um resgate no mar, na Foz do Arelho.
No dia 12, pelas 10h30, haverá a simulação do roubo de um automóvel com perseguição policial e troca de tiros fictícia, com ferimentos. Será montada uma barreira policial na Avenida General Pedro Cardoso. O caso envolve também a inativação de um engenho explosivo.
No dia 14, pelas 10h30, na Avenida General Pedro Cardoso, haverá um simulacro de acidente de viação.
O objetivo é “testar a coordenação entre os agentes da Proteção Civil e a capacidade de resposta dos mesmos em situações inusitadas”, explicou ao JORNAL DAS CALDAS o coordenador do SMPC, Gui Caldas, organizador do Caldex’24, em parceria e envolvimento dos Bombeiros Voluntários, GNR, PSP, ANEPC, CVP, Força Aérea Portuguesa, Autoridade Marítima Nacional, Exército, serviços da Câmara e estruturas locais de Proteção Civil.
0 Comentários