Realizou-se no passado domingo, em Valado dos Frades, na Nazaré, a Procissão das Chouriças. Uma tradição que juntou em desfile a população e forças de segurança.
As Festas em Honra de S. Sebastião, padroeiro da terra, decorreram entre 19 e 21 de janeiro, tiveram como ponto alto a procissão das chouriças.
A vila de Valado dos Frades foi enfeitada de flores para a ocasião. Nas ruas por onde passou embelezaram-se janelas, muros e varandas.
Dezenas de grupos transportaram andores e oferendas, as chouriças para o leilão, a pensar em receitas para as obras na paróquia.
As celebrações realizam-se há várias gerações e todos os grupos mostram orgulho em participar. “Viemos enriquecer esta procissão com o nosso traje – desde o avental ao cachené (lenço), até o chapéu, é muito rico”, manifestou Ana Mendes, do grupo Nazaré Mar.
Nesta procissão salta à vista a participação de forças de segurança como a PSP e a GNR, igualmente de instituições como o Exército, os Bombeiros, entre outras, e representantes de lugares da freguesia e naturais da terra que emigraram também desfilam.
Isabel Albuquerque, emigrante em França desde pequena, contou que “apesar de estarmos longe, estamos presentes na nossa terra, mesmo se a nossa vida é lá, as nossas raízes estão cá”.
Até os estudantes universitários com ligações a Valado dos Frades transportaram um dos andores, vincando que “para nós é importante para dar continuidade à história da terra e cada um de nós estuda em sítios diferentes do país e do mundo conseguimos também mostrar os diferentes trajes existentes”.
Na procissão vai gente de todas as idades e a emoção marca este desfile.
A tradição vem da altura em que se pagavam promessas a São Sebastião pela cura de doenças, quer em animais quer em pessoas. Os tempos mudaram mas o Valado dos Frades continua empenhado em prosseguir com a procissão das chouriças.
0 Comentários