Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Centro de Saúde de Óbidos vai reabrir renovado mas apenas com um médico de família

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O edifício do Centro de Saúde de Óbidos foi alvo de obras de renovação e deverá reabrir nas próximas semanas, depois da inauguração oficial realizada no feriado municipal, 11 de janeiro.

O edifício do Centro de Saúde de Óbidos foi alvo de obras de renovação e deverá reabrir nas próximas semanas, depois da inauguração oficial realizada no feriado municipal, 11 de janeiro.

Apesar de passar a dispor de quinze gabinetes médicos, atualmente apenas existe uma médica de família e que está na idade para a reforma.

No entanto, no âmbito de um protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, há três médicos em prestação de serviços.

O concelho tem cerca de 7800 utentes, uma vez que os habitantes da vila de Gaeiras reportam à Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.

Na cerimónia, o presidente da Câmara, Filipe Daniel, fez questão de afirmar que estava muito contente com as obras realizadas, num edifício que desde a sua inauguração, em 1982, nunca tinha sido intervencionado.

“Estamos a celebrar melhores condições para os cuidados assistencialistas para o nosso concelho”, afirmou, criticando ter-se esperado tanto tempo para que houvesse uma intervenção no centro de saúde.

De acordo com o autarca, foi preciso uma grande pressão por parte do Município para que a obra se realizasse e chegaram a admitir avançar com a verba necessária.

Agora, este é um sinal de esperança para que melhore a situação ao nível do número de médicos de família.

Filipe Daniel lembrou que foram abertas quatro vagas de médicos de família para o concelho, no âmbito do programa de fixação de médicos em zonas geográficas carenciadas

Elsa Baião, que preside ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, salientou que os funcionários e utentes do centro de saúde passam a ter “excelentes condições”. Na sua opinião, desta forma será mais fácil atrair os profissionais de saúde.

O centro de saúde só irá reabrir depois de resolvidas algumas questões técnicas, nomeadamente ao nível da instalação da rede de telecomunicações.

Completa remodelação do edifício

No total foram investidos 516 mil euros nesta obra, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Foram substituídas integralmente todas as instalações (redes de águas, esgotos, eletricidade, telecomunicações e segurança contra incêndio), caixilharias exteriores e interiores.

Foi ainda substituído o revestimento da cobertura de chapas de fibrocimento por painéis “sandwich” e ainda a sinalética do edifício.

A intervenção incluiu uma nova instalação de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e um sistema de isolamento térmico pelo exterior do edifício, conhecido como “capoto”, melhorando assim o conforto térmico, a qualidade do ar interior e a eficiência energética do edifício.

Para além dos quinze gabinetes médicos, o edifício conta ainda com um renovado espaço de atendimento ao público com três postos, uma sala de espera para utentes e uma sala para reuniões.

Num dos gabinetes, devidamente equipado, irão funcionar as consultas de saúde oral e medicina dentária. Também a Saúde Pública e a Psicologia irão ter gabinetes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

127.º aniversário da restauração do concelho com inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte

O 127.º aniversário da restauração do concelho do Cadaval foi marcado pela inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte, situado na Rua do Olival da Fonte. A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, destacando-se as palavras do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, que expressou a sua satisfação pela concretização desta obra.

Cadaval 1