Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 21° C

Presépio da Casa Azul visitado por centenas de pessoas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa Azul, na Rua Sebastião de Lima, n.º 30, no Bairro Azul, nas Caldas da Rainha, tem sido visitado por centenas de pessoas por estar transformado numa verdadeira montra de Natal, contendo um presépio que não deixa ninguém indiferente.

Trata-se de um presépio patente na montra da Casa Azul que tem uma área de quatro metros quadrados e com mais de 250 figuras, uma das principais atrações do Bairro Azul.

Da autoria de Ana Caroço, proprietária do estabelecimento (com o seu marido, Paulo Caroço), o presépio representa um “mercado tradicional de Itália (Nápoles) em movimento”. Tem o homem da tapeçaria, olaria, venda de queijos, ovos, talho com um homem a picar carne, um padeiro a fazer massa para a pizza e muito mais. Tem ainda várias profissões, como o ferreiro, carpinteiro, pescador, entre outros. 

A estrutura tem muitas figuras em movimento. Até o menino Jesus está a ser embalado pela mãe, Maria.

Para a autora, “o presépio tem que falar com as pessoas”.

Ana Caroço disse ao JORNAL DAS CALDAS que foi há cerca de 15 anos que decidiu fazer o presépio dentro da loja, seguindo uma paixão. Com o objetivo de assinalar a quadra natalícia continua a fazer o presépio que tem crescido. “Descobri as peças mecânicas na Itália e já tenho uma grande coleção”, contou, revelando que todos os anos o presépio é diferente. A ideia é de Ana Caroço, que depois tem a ajuda do seu marido e da sua irmã que colaboram na montagem. 

“Os clientes já sabem que no fim de novembro faço o presépio e passam na montra para ver. Temos a visita de escolas que trazem os alunos”, adiantou.

“O presépio não consegue crescer mais porque não tenho espaço, mas todos os anos vou acrescentando novas peças e figuras, mais um ou outro apontamento”, disse.

A época natalícia é para esta responsável importante e tem uma paixão por presépios tradicionais com o objetivo “dignificar a tradição”, declarou, afirmando que o mesmo tem sido alvo de visitas não apenas dos clientes, mas também de pessoas atraídas pelo colorido e a magia do movimento e pela diversidade de elementos que constituem esta estrutura.

Finda a época festiva, no Dia dos Reis é altura de desmontar e guardar o presépio, esperando um ano para voltar a dar asas à sua imaginação.  

presepio2
Presépio com mais de 250 figuras, muitas em movimento
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas 1 – Belenenses 1

Caldas e Belenenses empataram a uma bola num jogo marcado pela intensidade e de completa entrega, tendo a equipa forasteira começado logo com uma atitude ofensiva e a pressionar alto no campo adversário.

caldas1 1

Multiculturalidade celebrada em Santa Catarina

No âmbito do Plano Cultural de Escola, no dia 31 de outubro realizou-se na Escola Básica de Santa Catarina uma exposição multicultural, dedicada às celebrações de diferentes culturas.

catarina