Trata-se de um presépio patente na montra da Casa Azul que tem uma área de quatro metros quadrados e com mais de 250 figuras, uma das principais atrações do Bairro Azul.
Da autoria de Ana Caroço, proprietária do estabelecimento (com o seu marido, Paulo Caroço), o presépio representa um “mercado tradicional de Itália (Nápoles) em movimento”. Tem o homem da tapeçaria, olaria, venda de queijos, ovos, talho com um homem a picar carne, um padeiro a fazer massa para a pizza e muito mais. Tem ainda várias profissões, como o ferreiro, carpinteiro, pescador, entre outros.
A estrutura tem muitas figuras em movimento. Até o menino Jesus está a ser embalado pela mãe, Maria.
Para a autora, “o presépio tem que falar com as pessoas”.
Ana Caroço disse ao JORNAL DAS CALDAS que foi há cerca de 15 anos que decidiu fazer o presépio dentro da loja, seguindo uma paixão. Com o objetivo de assinalar a quadra natalícia continua a fazer o presépio que tem crescido. “Descobri as peças mecânicas na Itália e já tenho uma grande coleção”, contou, revelando que todos os anos o presépio é diferente. A ideia é de Ana Caroço, que depois tem a ajuda do seu marido e da sua irmã que colaboram na montagem.
“Os clientes já sabem que no fim de novembro faço o presépio e passam na montra para ver. Temos a visita de escolas que trazem os alunos”, adiantou.
“O presépio não consegue crescer mais porque não tenho espaço, mas todos os anos vou acrescentando novas peças e figuras, mais um ou outro apontamento”, disse.
A época natalícia é para esta responsável importante e tem uma paixão por presépios tradicionais com o objetivo “dignificar a tradição”, declarou, afirmando que o mesmo tem sido alvo de visitas não apenas dos clientes, mas também de pessoas atraídas pelo colorido e a magia do movimento e pela diversidade de elementos que constituem esta estrutura.
Finda a época festiva, no Dia dos Reis é altura de desmontar e guardar o presépio, esperando um ano para voltar a dar asas à sua imaginação.
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