A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Paris, no dia 18 de outubro, distinguindo os melhores produtores de chás e infusões de todo o mundo, para além das origens clássicas, como China, Índia, e Sri Lanka.
A Infusa, uma produtora local de plantas aromáticas sediada nas Gaeiras, concelho de Óbidos (na zona oeste de Portugal), competiu na categoria de Infusões monovarietais com participantes de todo o mundo.
Durante três dias intensivos, 150 chás e infusões foram avaliados, por um júri especializado, resultando em distinções que variaram de Medalhas Gourmet a Bronze, Prata e Ouro.
Para uma produção de pequena escala, a Infusa “orgulhosamente conquistou a Medalha de Ouro com a infusão de Lúcia-lima”. “O segredo reside na abordagem cuidadosa da desidratação, utilizando ar forçado para secar as plantas a baixa temperatura e num curto espaço de tempo, preservando assim a frescura e vitalidade dos ingredientes”, disse, Ana Filipa Ferreira, fundadora da Infusa.
A Infusa é dedicada à produção e desidratação de ervas aromáticas, apresentando uma variedade de produtos, desde infusões e tisanas até condimentos e kits para bebidas.
Segundo a responsável “o compromisso da Infusa é proporcionar às pessoas acesso a plantas tradicionais do país e da região, garantindo que esses sabores atemporais não se percam”.
Este reconhecimento é particularmente significativo para a Infusa, dado que a Lúcia-lima é” uma planta profundamente enraizada na tradição portuguesa”.
Os produtos premiados podem ser adquiridos através da loja online em www.lojainfusa.pt.
A marca resulta de um regresso às origens
Em pouco mais de 4 anos, a marca criada pela jovem arquiteta paisagista, Ana Filipa Ferreira, criou cerca de 40 produtos diversos e já foi distinguida com vários prémios.
A marca resulta de um regresso às origens e tem como objetivo facilitar o “acesso a plantas tradicionais, da região e do país, e evitar que estes sabores tradicionais se percam, tanto ao nível das infusões como dos condimentos”, explicou, a proprietária da Infusa.
É na propriedade familiar que tudo começa. São plantadas as mais diversas plantas, tanto ao ar livre como em estufa, de forma a permitir a disponibilidade das plantas ao longo de quase todo o ano. Estas plantas são colhidas e levadas para o gabinete da Incubadora de empresas Caldas Empreende. Chegadas a este local, são mergulhadas numa solução desinfetante para remover a sujidade e poeiras, e de seguida são enxaguadas em água limpa e colocadas em prateleiras num desidratador de ar forçado. “Este tipo de desidratação permite retirar a água das folhas num menor espaço de tempo e a uma temperatura mais baixa, resultando num produto com uma cor e sabor muito semelhantes ao produto fresco”, contou.
Esta qualidade no produto é atestada pelos prémios angariados no Concurso Nacional de Ervas Aromáticas, tendo recebido já 3 medalhas de ouro e 1 de bronze nos últimos três anos e a distinção máxima de “Melhor dos Melhores” na Infusão de
Lúcia-lima em 2021 e na Tisana de Lúcia-lima, Limão e Gengibre, em 2023.
Na Infusa poderá encontrar 4 categorias de produtos:
As Infusões, de plantas tradicionais do país e região, como a Cidreira, Menta, Príncipe e flores como a Perpétua-roxa.
As Tisanas, formuladas com as Infusões de produção própria, contando já com 7 sabores, com destaque para a edição especial de Natal e a Tisana da Rainha, numa homenagem à Rainha D. Leonor.
Os condimentos, com misturas para carne, peixe e vegetais, sais aromatizados e a novidade deste ano que é o Picante em Azeite.
Os Kits para bebidas, onde têm kits para gin tónico, com 7 sabores, cada um correspondente a uma nota musical, e todos diferentes, com sabores mais cítricos ou florais, não esquecendo os produtos regionais como por exemplo a Maçã verde de Alcobaça. Poderá ainda encontrar os kits para sangria e agora na época do Natal, os kits para vinho quente e sidra quente.
Os produtos podem ser adquiridos em lojas ou mercearias pelo país, ou na loja online em www.lojainfusa.pt
0 Comentários