Nas Caldas da Rainha e em Óbidos, grupos de crianças, muitos acompanhados por adultos, percorreram as ruas de bairros e aglomerados urbanos, recolhendo as ofertas de guloseimas, traduzidas em rebuçados, gomas, chocolates, bolachas, entre outras iguarias.
Grande parte das freguesias divulgou atividades no 1 de novembro ou nas vésperas. Houve também instituições e até empresas que se associaram.
Neste artigo não se relatam todas as ações realizadas, uma vez que muitas nem chegaram a ser publicitadas. Cingimo-nos ao que as juntas de freguesia tornaram público.
Quer na União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório quer em Santo Onofre e Serra do Bouro, no Nadadouro, Carvalhal Benfeito e nas restantes freguesias das Caldas da Rainha houve Pão por Deus, apesar de nem todas as autarquias não terem divulgado ações específicas.
O São Gregório Ginásio Clube convidou os pais e crianças para um percurso pela povoação a pedir o Pão por Deus.
Em diversos locais da freguesia de Alvorninha as crianças juntaram-se e contribuíram para manter a tradição. A junta de freguesia recebeu o Pão por Deus dos meninos do Centro Escolar de Alvorninha e ofereceu-lhes um pequeno “miminho”.
A Junta de Vidais uniu-se às crianças da sua freguesia para manter viva a tradição. Aproveitou igualmente para entregar a história da Lenda do Hospital das Caldas da Rainha.
Na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, o executivo foi às escolas e jardins de infância entregar o Pão Por Deus. A Escola de Tornada foi até à junta receber o seu.
O executivo da Junta de Freguesia de Salir de Matos foi ao Centro Escolar e recebeu as crianças do Jardim de Infância da Associação de Solidariedade e Educação, entregando pessoalmente a cada criança o Pão por Deus. A população e estabelecimentos comerciais participaram também na entrega do Pão por Deus às crianças.
Na Foz do Arelho, dois grupos, um do jardim de infância (20 crianças) e outro do 1º ciclo da escola básica (25 crianças), percorreram algumas ruas da vila a pedir o Pão por Deus, e na junta de freguesia houve igualmente ofertas para todas as crianças.
A Junta de Santa Catarina entregou o Pão por Deus aos alunos da freguesia.
Em A-dos-Francos, a Junta de Freguesia proporcionou uma manhã de partilha, no âmbito do Pão por Deus, “para que todos percebam a importância de dar e ajudar”.
“Distribuímos Pão por Deus pelos jovens e pelos menos jovens, já que também entregamos uns miminhos nos dois lares da Freguesia, Casa do Povo de A-dos-Francos e Casa de Repouso de Santo António”, revelou a autarquia local.
A criançada de Casais da Serra, no Landal, também manteve a tradição, percorrendo todas as casas a pedir o Pão por Deus. O mesmo aconteceu nos Rostos, Santa Susana e noutros pontos da freguesia.
Na cidade, no shopping center La Vie houve uma atividade gratuita de decoração de sacos do Pão por Deus.
Regresso a tempos passados
No concelho de Óbidos, a tradição do Pão por Deus foi celebrada pela Junta de Freguesia de Gaeiras, que convidou as crianças a visitar o espaço da ‘Oficina da Semente e do Pão’, onde foi entregue o Pão por Deus.
A ‘Oficina da Semente e do Pão’ é o local onde se trabalham as sementes, num moinho de vento recuperado, e onde, através do Forno Comunitário, se explica todo o processo de fabrico do pão nos tempos passados.
Ricardo Duque, presidente da autarquia local, manifestou que “foi um dia bonito”, indicando que “nesta que é talvez a iniciativa mais intergeracional promovida pela junta de freguesia, juntou este ano mais de 600 crianças, muitas delas, acompanhadas pelas suas famílias”.
Os residentes abriram as portas de suas casas e entregaram Pão por Deus.
No Vau, o executivo da Junta de Freguesia entregou às crianças o ‘Saco do Pão por Deus’, com o qual percorreram as ruas. “Bateram de porta em porta e, com muito entusiasmo, pediram o “Pão por Deus”. É uma tradição antiga que une gerações e reforça laços comunitários”, manifestou a autarquia.
Na Amoreira, durante a manhã, as crianças que passassem pela Praça Dr. Azeredo Perdigão, ao pé da sede da Junta, recebiam o seu Pão por Deus.
No Olho Marinho, a Junta de Freguesia ofereceu o Pão por Deus às crianças.
A Junta de Freguesia de Usseira distribuiu o Pão por Deus às crianças à saída da missa.
“Sendo a Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa tão dispersa, não organizámos nada relativamente ao Pão por Deus. No entanto, normalmente, existe uma grande adesão das crianças desta freguesia a esta tradição”, adiantou o executivo desta Junta.
Também em A-dos-Negros, o Pão por Deus foi assinalado de forma espontânea, pela comunidade, envolvendo a junta local e as várias instituições da freguesia.
0 Comentários