Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Terço em renda de bilros para o Papa Francisco

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Por iniciativa de uma rendilheira da Oficina de Rendas de Bilros “O Brincalhão”, foi confecionado um terço que será entregue ao Papa na Jornada Mundial da Juventude.
Estrela Paiva, à esquerda, com o terço em renda de bilros ao centro

Por iniciativa de uma rendilheira da Oficina de Rendas de Bilros “O Brincalhão”, foi confecionado um terço que será entregue ao Papa na Jornada Mundial da Juventude.

Estrela Paiva demorou uma semana a fazer o terço e espera obter “uma boa reação” do Papa a esta oferta.

A arte da renda de bilros de Peniche tem quatro séculos de existência e é um património considerado o símbolo maior do artesanato penichense. Executada através do entrecruzar de vários fios enrolados em bilros, que são manejados aos pares pela rendilheira, trabalha-se sobre uma almofada cilíndrica, seguindo o desenho riscado num cartão previamente perfurado.

Na Oficina de Rendas de Bilros “O Brincalhão”, dirigida por Joaquim Silva, vinte mulheres ocupam-se das encomendas. Este responsável destaca que a oferta foi “feita com muita estima para o Papa poder levar para o Vaticano e lembrar-se de Portugal e de Peniche nas suas orações”.

As rendas de bilros de Peniche vão também marcar presença no altar da missa final da Jornada Mundial da Juventude, presidida pelo Papa Francisco no Parque Tejo, na manhã de 6 de agosto, informou a organização do encontro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1

Fernando Pascoal expôs pinturas

O pintor bombarralense Fernando Pascoal apresentou uma exposição de pintura no salão nobre do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

exposicao1