Por iniciativa de uma rendilheira da Oficina de Rendas de Bilros “O Brincalhão”, foi confecionado um terço que será entregue ao Papa na Jornada Mundial da Juventude.
Estrela Paiva demorou uma semana a fazer o terço e espera obter “uma boa reação” do Papa a esta oferta.
A arte da renda de bilros de Peniche tem quatro séculos de existência e é um património considerado o símbolo maior do artesanato penichense. Executada através do entrecruzar de vários fios enrolados em bilros, que são manejados aos pares pela rendilheira, trabalha-se sobre uma almofada cilíndrica, seguindo o desenho riscado num cartão previamente perfurado.
Na Oficina de Rendas de Bilros “O Brincalhão”, dirigida por Joaquim Silva, vinte mulheres ocupam-se das encomendas. Este responsável destaca que a oferta foi “feita com muita estima para o Papa poder levar para o Vaticano e lembrar-se de Portugal e de Peniche nas suas orações”.
As rendas de bilros de Peniche vão também marcar presença no altar da missa final da Jornada Mundial da Juventude, presidida pelo Papa Francisco no Parque Tejo, na manhã de 6 de agosto, informou a organização do encontro.
0 Comentários