A organização do torneio internacional de futebol juvenil Footmania e a Câmara das Caldas da Rainha pretendem renovar a parceria para trazer este evento de volta à cidade no próximo ano, depois do sucesso de mais uma edição.
Organizado pela Associação para o Desenvolvimento do Desporto e Educação (ADDE), em parceria com o município das Caldas da Rainha, o FootMania começou por se realizar em Torres Vedras, em 2014, e teve a sua primeira edição nas Caldas da Rainha em 2019.
“Vamos continuar nas Caldas da Rainha”, afirmou Vítor Mesquita, da organização. Também o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, quer que o Footmania continue neste concelho e, por isso, falta agora só protocolar essa intenção, o que deverá acontecer em setembro.
Entre 28 de junho e 9 de julho estiveram nas Caldas da Rainha cerca de 2.200 jovens atletas, de 140 equipas, oriundas de sete países diferentes e de 11 distritos de Portugal. Participaram todas as equipas com futebol juvenil do concelho das Caldas, assim como de Óbidos.
Mais uma vez as unidades hoteleiras da região viram a sua capacidade esgotada para poder albergar todas as pessoas que participam no evento. Os familiares que vêm de fora da região também aproveitam para passar umas férias nas Caldas, até porque os filhos estão sob a responsabilidade da organização durante estes dias.
Este ano o torneio contou com equipas dos escalões sub-10, sub-11, sub-12 (futebol de sete e dos escalões de sub-14, sub-15 e sub-17 (futebol de 11).
Os jogos realizaram-se nos campos do Complexo Desportivo de Óbidos e nas Caldas da Rainha (campo sintético Luís Duarte, campo sintético da Quinta da Boneca, estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho e Campo da Mata).
Todos os jogos foram transmitidos em direto através do Youtube, o que permitiu que milhares de pessoas pudessem acompanhá-los à distância, de países como a Coreia do Sul (com quatro equipas) ou Brasil (duas equipas). Este ano participou pela primeira vez uma equipa da Escócia e para a próxima edição está já confirmada a presença de jovens oriundos dos Estados Unidos.
De salientar que durante os jogos estavam sempre presentes as claques de familiares junto aos campos, oriundas de vários pontos do país, com muita animação.
O FootMania, que já é uma marca registada, tem promovido junto dos mais jovens os valores do desporto, a multiculturalidade e o fair play. “Queremos promover os bons valores e alertar que o bom senso tem de prevalecer sempre”, comentou Vítor Mesquita.
A competição envolve também vários parceiros locais e escolas do concelho na sua organização, sendo promovida sob a Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, e conta com a certificação da Federação Portuguesa de Futebol.
Durante o evento cerca de 120 alunos das escolas do concelho (Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Escola Técnica e Empresarial do Oeste e Colégio Rainha D. Leonor) participaram também como voluntários, em áreas como Desporto, Turismo, Ação Educativa, Fotografia e Vídeo. “Nós damos-lhe dez dias intensos de estágio, com tarefas bem específicas”, explicou Vítor Mesquita.
Para a realização do torneio a Câmara das Caldas deu uma verba de 40 mil euros, mais o empréstimo dos campos municipais e apoio logístico. A Câmara de Óbidos cedeu os campos do seu complexo desportivo para a realização de jogos. O Caldas Sport Clube também cedeu o Campo da Mata para a realização dos jogos das finais.
De qualquer forma, Vítor Mesquita referiu que gostavam que mais entidades e empresas se envolvessem, até pelo impacto económico que o evento tem, não só para as Caldas, mas para toda a região.
A ADDE tem sede em Alverca, mas em setembro vai abrir uma sucursal nas Caldas da Rainha, até para desenvolver outros projetos no concelho. “Temos sido muito bem recebidos por este concelho”, sublinhou Vítor Mesquita.
Durante todo o ano a associação desenvolve uma série de atividades, como a realização de férias desportivas e “training camps” para equipas estrangeiras em Portugal.
0 Comentários