Maria Eduarda, aluna da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, ganhou a final da sétima edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, no passado dia 9, no Instituto Politécnico de Viseu.
Este concurso pretendeu eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2022”, entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.
Durante o ano letivo 2021/2022, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram diversas ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a colaboração das comunidades intermunicipais.
Nesta final regional foram apresentadas cinco ideias de negócio que representam cinco comunidades intermunicipais da Região Centro, nomeadamente Beiras e Serra da Estrela, Oeste, Região de Aveiro, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.
O júri foi composto por José dos Santos Costa (presidente do Instituto Politécnico de Viseu), João Cotta (presidente da direção da Associação Empresarial da Região de Viseu) e Fernando Daniel Nunes (vogal do Conselho de Administração do grupo Visabeira).
A aluna das Caldas da Rainha, representando a Comunidade Intermunicipal do Oeste, trouxe o primeiro prémio com o projeto “Waterflush”, relacionado com a poupança de água.
O projeto consiste na criação de uma empresa (WaterFlush, Lda.) que tem como objetivo comercializar serviços técnicos que permitam desenvolver e implantar circuitos de saneamento doméstico em edificado já existente ou a construir que aproveitem integralmente as águas provenientes dos duches, banhos e lavatórios para abastecimento hidráulico dos sistemas de autoclismo existentes nas instalações sanitárias. Presta serviços de consultoria especializados a empresas de modo a que a solução técnica seja implementada nas casas.
A estudante do 11.º ano de Ciências Socioeconómicas havia vencido em maio a final do concurso Empreendedorismo nas Escolas 21/22, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.
0 Comentários