Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
8° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
8° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Ideia para ajudar turistas com animais vence concurso de empreendedorismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ideia de criar uma aplicação para telemóveis e sistemas informáticos que permita às famílias que gostam de viajar com os seus animais de estimação encontrarem locais que os recebam bem, meios de transporte adequados e atividades para desenvolver em conjunto com os animais, foi a vencedora da primeira fase de um concurso desenvolvido na região pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Tourism Explorers, promovido a nível nacional pela Fábrica de Startups, com o apoio do Turismo de Portugal.
Equipa vencedora

A ideia de criar uma aplicação para telemóveis e sistemas informáticos que permita às famílias que gostam de viajar com os seus animais de estimação encontrarem locais que os recebam bem, meios de transporte adequados e atividades para desenvolver em conjunto com os animais, foi a vencedora da primeira fase de um concurso desenvolvido na região pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Tourism Explorers, promovido a nível nacional pela Fábrica de Startups, com o apoio do Turismo de Portugal.

O projeto de Beatriz Bolieiro, Carla Oliveira, Fernanda Lima e Henriques Marques foi um dos quatro que saíram da fase de Ideação do Tourism Explorers, em que durante três dias pessoas com grandes ideias para o turismo criaram equipas de trabalho para desenvolver um projeto específico que responda a uma necessidade da atividade turística.

A equipa “Travel Pet”, formada por alunos do curso de gestão de turismo da EHTO, desenvolveu uma ideia de negócio para o setor do turismo que procura “incentivar as pessoas a não deixarem de viajar por terem animais, podendo levá-las com elas”, ultrapassando dificuldades de alojamento, transporte, locais de restauração e atividades.

“Em vez de haver uma informação dispersa, procurámos reuni-la nesta aplicação”, explicou a equipa vencedora, que passou diretamente à fase de aceleração, altura para validar as ideias de negócio e que consiste em seis dias de bootcamps com acesso a sessões de mentoria com especialistas do turismo e workshops, que irão ajudar a definir a melhor estratégia para  negócio.

Ao primeiro lugar serão atribuídos dois mil euros pelo Município das Caldas da Rainha, trinta horas de consultoria da empresa Núcleo Inicial e seis meses de incubação para projetos na área da tecnologia no Parque Tecnológico de Óbidos. Ao segundo lugar serão atribuídos 250 euros pela Associação Empresarial da Região Oeste.

No final dos bootcamps, cada uma das cinco cidades concorrentes (Caldas da Rainha, Porto, Coimbra, Lisboa e Faro) vai eleger o melhor projeto local no dia 24 de março, que irá depois representar essa localidade na  grande final nacional, no dia 31 de março, e que vai ser realizada nas Caldas da Rainha.

Concluíram a fase de Ideação nas Caldas da Rainha quatro equipas: “Travel Pet”, “Caderneta do Turismo de Portugal”, “Uno´s – Rent a local” e “Fábrica dos Sentidos”.

As ideias que elaboraram foram apresentadas na passada sexta-feira na EHTO, perante o júri constituído por Bernardo Cavalheiro (AIRO), Fábio Santos (Município de Caldas da Rainha), António Salvador, (ACCCRO – Associação empresarial da Caldas da Rainha e Oeste e Grupo Medioeste), Viriato Dias, (Turismo do Centro de Portugal) e Nuno Garcia (coordenador do curso de gestão de turismo da EHTO).

O grupo “Caderneta do Turismo de Portugal”, constituído por Alexandra Pedro e Bernardo Vasconcelos, apresentou uma ideia para quebrar a sazonalidade limitada e a fraca dispersão territorial do turismo, isto é, procurando que os turistas aproveitem outros períodos do ano e não apenas os tradicionais de maior fluxo turístico e também vão a locais menos explorados em Portugal mas igualmente atrativos. Tudo passaria por criar uma coleção de cromos dessas zonas, que os turistas iam colecionando e preenchendo uma caderneta, também também acesso a um cartão com descontos.

A equipa “Uno´s – Rent a local”, de Cátia Camacho, Tomás Almeida e Gonçalo Almeida, também procurou desenvolver uma ideia para ultrapassar os roteiros standardizados e clichés, que passava por alugar um guia local responsável por criar roteiros personalizados e ajustados a cada cliente, com recurso a uma aplicação para smartphones e tablets.

A “Fábrica dos Sentidos”, de Sandra Poim, Ricardo Graça e Mark Ministro, deu conta da ideia de uma plataforma (sítio na internet) para melhorar a experiência do turista sem tempo para planear atividades. Dirigido a casais sem filhos dependentes, entre 45 e 65 anos, num segmento de luxo, dirigido sobretudo ao mercado internacional, procura superar o desejo do cliente, depois de preenchido um formulário com os seus interesses.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados