Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Agrupamento de Escolas Raul Proença com duas turmas em isolamento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, fez hoje o balanço da situação da Covid-19 nos diversos estabelecimentos de ensino que dirige, após cerca de dois meses de aulas, revelando que houve seis turmas em isolamento profilático, das quais quatro já regressaram à escola, dezasseis alunos testaram positivo, dos quais seis já recuperaram, e quatro professoras testaram positivo, mas igualmente recuperaram e estão a trabalhar.
: Há uma turma em isolamento profilático na Escola Secundária Raul Proença e outra na Escola Básica de Santo Onofre

“Nas turmas em que se registou um caso positivo e às quais não foi aplicado isolamento profilático não houve o surgimento de mais qualquer caso. Todos os casos positivos que surgiram no Agrupamento têm resultado de contactos familiares ou sociais fora do agrupamento”, indicou o diretor, João Silva.

Na única situação em que se registou contágio com origem no mesmo grupo/turma (3º B da Escola Básica dos Arneiros) houve lugar a isolamento da turma, que terminou no dia 9. Foram detetados outros cinco casos na altura em que já estavam a cumprir isolamento, o qual vão terminar nesta sexta-feira, dia 13.

No Centro Escolar de Santo Onofre, um aluno do 4º A testou positivo. Não foi determinado isolamento da turma.

Atualmente verifica-se um caso no 6º A da Escola Básica de Santo Onofre. Por indicação da delegada de saúde adjunta, os alunos cumprem 14 dias de isolamento profilático em casa, contados a partir do dia 4 de novembro, pelo que só regressarão à escola no dia 18 de novembro, após o término do período de isolamento e se não houver nada em contrário.

Na Escola Secundária Raul Proença há dois casos de Covid-19 nas turmas do 10º LH2 e 12º LH2. Por indicação da autoridade de saúde local, os alunos do 10º LH2 irão cumprir 14 dias de isolamento profilático em casa, contados a partir do dia 4 de novembro, pelo que só regressarão à escola no dia 18 de novembro. A turma do 12º LH2 não irá cumprir isolamento profilático, uma vez que o aluno estava assintomático e não frequenta a escola desde o dia 6 de novembro.

Há ainda um caso no 7º C, sem isolamento da turma.

“As autoridades de saúde local mantêm um contacto estreito com o agrupamento e as suas respostas têm sido muito céleres. A decisão sobre as medidas a tomar está dependente de protocolos que só as autoridades de saúde podem aplicar e requer a avaliação contextualizada de cada caso”, explicou o diretor, apontando que “os encarregados de educação têm tido uma atitude muito colaborativa com o agrupamento e com as autoridades de saúde”.

Procura-se que o recurso à plataforma digital Ensino @ Distância se aplique apenas de forma pontual, nomeadamente às turmas em isolamento profiláctico e para o acompanhamento de alunos em isolamento profilático, em que as turmas continuam em ensino presencial, estão previstas as medidas seguintes: o professor deverá disponibilizar material de apoio através da plataforma Classroom de modo a que o aluno consiga acompanhar os conteúdos que estão a ser lecionados e mostrar disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas;

Se considerar pertinente, o professor poderá utilizar uma câmara portátil na sala de aula de modo a que o aluno possa acompanhar a partir de casa. Ao adotar esta estratégia o professor deverá acautelar a privacidade dos alunos que se encontram na sala. Este procedimento é recomendável em turmas de anos de escolaridade mais elevados (secundário) e, apenas, por iniciativa do docente.

Poderá ser incentivada a colaboração dos colegas da turma no apoio a estes alunos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo