Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Pinto da Costa emocionado com receção calorosa nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, veio às Caldas da Rainha na passada sexta-feira participar no 15º aniversário da delegação nº77 do clube – os Dragões do Oeste – e ficou emocionado com a receção calorosa de que foi alvo, quer da parte dos adeptos como também da autarquia e da cantora Rebeca, que atuou durante o jantar. “Ao fim de 36 anos [é presidente desde 1982] ainda consigo emocionar-me e sentir-me muito grato perante manifestações que vivi desde que entrei nas Caldas”, afirmou.
Troca de lembranças entre os presidentes do F.C. Porto e da Câmara Municipal (foto Rui Miguel)

Pinto da Costa foi primeiro recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Tinta Ferreira, e pelo presidente dos Dragões do Oeste, João Sousa. Houve troca de lembranças e curtos discursos. O autarca manifestou a “honra de receber o presidente de uma grande instituição que é o F.C. Porto”. “Parabéns pelo seu percurso e pelo trabalho do seu clube”, acrescentou, fazendo notar que com o dirigente nortenho o clube “deu um salto muito significativo nos títulos e na influência nos adeptos”, levando a que as gerações mais novas se dividam agora entre adeptos do Benfica, Sporting e F.C. Porto.

“Nas Caldas temos núcleos dos três grandes e o núcleo dos Dragões do Oeste é muito dinâmico”, apontou Tinta Ferreira, que deixou ainda uma confissão: “Sendo sportinguista tenho de reconhecer que o F.C. Porto está em grande forma”.

O presidente do F.C. Porto disse ter ficado “muito feliz” porque encontrou um presidente de Câmara que não é “dragão” mas que reconhece a importância do clube.

Aproveitou para enaltecer o poder local, que “tem sido quem reconhece o mérito do que fazem os clubes”, ao contrário do Governo que “ignora quase todos os clubes menos um [referência indireta ao Benfica]”.

“No ano passado o F.C. Porto pagou de impostos, diretos e indiretos, 42 milhões de euros. E se o Governo não tem respeito pelo que o F.C. Porto faz e o ignora, que nem um simples envio de parabéns fez, através de qualquer membro, nos seus 125 anos, podia ao menos o sr. Ministro das Finanças ter enviado a felicitação a um bom cliente. É por essa diferença de tratamento que eu nunca deixo de estar num município quando tenho essa oportunidade também para demonstrar o apreço e o valor que dou ao que é servir os cidadãos e servir a sua terra. Como tenho um grande amor à cidade do Porto, também aprecio muito aqueles que amam a sua terra. E quem não amar a sua terra, de certeza que nunca será presidente da câmara”, disse.

Aos portistas, disse que “estamos num bom momento, mas temos de ter sempre um caminho a seguir, que é fomentar a união”.

O segundo momento foi passado na sede do Núcleo dos Dragões, na Rua do Funchal, onde foi descerrada uma placa simbólica da presença de Pinto Costa, a quarta vez que vem ao núcleo.

O presidente da Assembleia Geral do Núcleo descreveu que tem sido procurado honrar o nome do F.C. Porto, fazendo excursões ao Dragão e encontros para o visionamento dos jogos emitidos na televisão, para além de conferências culturais e seminários de futebol, procurando cimentar a presença azul e branca na região.

Pinto da Costa revelou que “sempre que tenho oportunidade não deixo de estar nas delegações”, mesmo tendo a agenda cheia. Comentou também que visita o país independentemente do clube estar em primeiro lugar.

Num momento em que a equipa de futebol está em alta, com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões e a liderança do campeonato, o rival Benfica passa por momentos de contestação ao treinador Rui Vitória. Pinto da Costa foi instado a contar como é que acompanha a situação do clube adversário. “Não acompanhei, nem tenho de acompanhar. Tenho de acompanhar o FC Porto. Essa é a minha preocupação, nem me vou pronunciar nunca sobre qualquer clube que possa estar num momento menos feliz”, respondeu.

O último momento passado nas Caldas da Rainha foi no restaurante “A Lareira”, onde decorreu o jantar de aniversário do núcleo, que reuniu 430 pessoas à volta do líder. Pinto da Costa mostrou-se bem humorado e ao mesmo tempo emocionado com a moldura humana e a forma entusiasta como foi recebido

“A todos vós quero agradecer a receção que me prestaram. Quando marquei esta data chamaram-me à atenção de que ia coincidir com o quinto jogo da Liga dos Campeões e que podia ser um momento de menor entusiasmo e felicidade. Fiz dois reparos: primeiro, havíamos de estar felizes hoje e, segundo, que se não estivéssemos felizes nenhum de vós deixaria de estar aqui. Porque quem é dragão, quem sente e ama o clube, não está dependente de ganhar ou não para festejar aniversários das nossas casas”, discursou.

“O F.C. Porto teve um início em 1893, mas não terá fim porque é eterno. Desde o primeiro dia que estamos numa grande maratona. Corro com o testemunho há 36 anos, no dia em que o entregar, tenho a certeza de que quando o meu sucessor vier aqui ficará impressionado como o vosso entusiasmo. Queria agradecer, levo-vos no coração, sinto em cada gesto que têm por mim muita estima”, concluiu o presidente, não sem antes deixar um agradecimento especial à cantora Rebeca, que atuou no jantar e que “aqui se deslocou graciosamente”. A artista foi muito aplaudida e solicitada para dar autógrafos e posar para fotografias por parte dos adeptos portistas.

Tinta Ferreira desabafou que “fiquei um bocado surpreendido porque vejo muitos mais caldenses do F.C. Porto do que eu pensava. É uma festa bonita com bom ambiente. Eu sendo sportinguista emociono-me quando o F.C Porto ganha lá fora”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas