Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C

Joias inspiradas nos bordados das Caldas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Heart of a Queen” é o nome da nova coleção de joias, em que as vinte e uma peças são inspiradas nos bordados das Caldas da Rainha.
Entidades e a joalheira no lançamento da coleção

Esta iniciativa que junta em parceria o CLDS 3G, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a joalheira Sofia Tregeira e a Associação de Bordados das Caldas da Rainha, foi lançada na passada sexta-feira, no mezzanine do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC). O projeto contou ainda com a colaboração de mais dois caldenses, André Sentieiro, diretor criativo e designer, e Miguel Lopes, fotógrafo.

De acordo com Sofia Tregeira, foi um “projeto que gostei bastante de desenvolver pois estava vocacionado para a minha área de trabalho, que é a joalharia”. Além disso sublinhou era um convite para desenvolver um trabalho na “terra que me viu nascer e que faço questão de levar o nome para fora”.

Para a joalheira caldense, “este não foi um trabalho fácil e durou meses, pois envolveu alguma técnica”. Contudo, confessou que “esta coleção não era aquele tipo de joias que eu tinha de fazer rapidamente para apresentar a uma cliente normal, por isso foi mais pensada”.

A coleção, que é constituída por colares, pulseiras e brincos, banhados a ouro, foi uma “forma de devolver as joias à rainha, que ficou despida delas”. Segundo a lenda, a rainha D. Leonor abdicou de todas as suas joias para ajudar o seu povo e construir o hospital local. Como tal, o povo das Caldas desenhou e criou um manto real com bordados para a rainha desfilar no cortejo real, originando assim o Bordado das Caldas.

Nesse sentido, Sofia Tregeira procurou que “cada peça correspondesse a um ponto dos lendários Bordados das Caldas”. Igualmente explicou que a coleção conta com peças mais simples e outras mais vistosas, complementadas com pedras naturais, como as pérolas, que permitem “dar um pequeno valor a algo que também é nobre, que não é só metal”. Por isso, “fiz questão de utilizar pérolas que fossem ao encontro dos tons que estão patentes nos bordados”.

Cada peça adquirida é assinada devidamente pela joalheira e acompanhada de um saco bordado pelas bordadeiras, que contém o mesmo ponto da peça em questão. Além disso conta com um flyer informativo, que explica a lenda em três línguas.

“A ideia não é só vender a joia, mas sim disponibilizar ao cliente o pacote completo”, disse Sofia Tregeira.

Para este trabalho, a caldense contou com o apoio das bordadeiras da Associação de Bordados das Caldas da Rainha, que foram “incansáveis no fornecimento de todo o material necessário para desenvolver as joias”.

Presente no lançamento esteve a presidente da Associação do Bordado das Caldas da Rainha, Principelina Louçã, que ficou muito satisfeita com o resultado final.

Já o vice-presidente da Câmara das Caldas, Hugo Oliveira, sublinhou que “esta devolução à rainha das suas joias tem uma importância muito grande, pois permite que Caldas seja cada vez mais reconhecida pelos seus produtos e pelos seus bordados”.

Para já, as joias encontram-se expostas no Posto de Turismo da cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O 25 de Abril foi feito por jovens 

“O 25 de Abril foi feito por jovens de 20 a 29 anos”, disse Amílcar Coelho, um dos rapazes dos tanques no 25 de abril de 1974, que foi um dos oradores da conferência que assinalou os 50 anos da Revolução dos Cravos, que decorreu no passado dia 24 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, organizada pelo Conselho da Cidade em parceria com o município das Caldas da Rainha.

25

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1