O 50.º aniversário foi celebrado com um jantar de gala no dia 24 de outubro, no restaurante A Lareira, com o diretor da Segurança Social de Leiria, autarcas, forças de segurança, educadores, equipa da direção, pais e crianças. Uma noite emotiva que homenageou meio século de dedicação, inovação e carinho, destacando a Infancoop como um espaço de confiança, “aprendizagem e afeto, onde histórias e valores se entrelaçam e se perpetuam na comunidade”.
Pedro Custódio, presidente da direção da Infancoop, revelou que já existe um projeto aprovado para a ampliação da creche no valor de 292 mil euros mas o concurso público para a obra ficou vazio. “A aplicação da creche tem a ver com um projeto do PRR, no qual concorremos e conseguimos financiamento. A dificuldade tem sido arranjar um empreiteiro”, explicou.
O responsável adiantou que o prazo para a conclusão da obra, inicialmente previsto para fevereiro, poderá ser prolongado até junho ou julho, enquanto continuam os esforços para encontrar um empreiteiro que execute o projeto.
Revelou ainda planos para aumentar a capacidade do refeitório e expandir duas salas de creche existentes, com recursos próprios, embora a falta de empreiteiros continue a ser um obstáculo.
O responsável revelou ainda a intenção de abrir mais uma sala de pré-escolar, porque a ampliação da creche cria um problema de transição das crianças. “Queremos assegurar que as crianças mantenham a continuidade dentro do projeto educativo da Infancoop, mas sem recursos financeiros não conseguimos avançar com essa parte da obra”, declarou.
O dirigente falou também das obras que têm sido realizadas na instituição ao longo dos anos. Destacou a recente intervenção nos corredores, no pré-escolar e no refeitório, que envolveu a substituição de cerca de 500 metros quadrados de pavimento num investimento de cerca de 50 mil euros, com apoio de 50% da Câmara das Caldas.
O presidente explicou que o edifício, com cerca de 40 anos, apresenta várias fragilidades devido à qualidade da construção inicial, o que torna a manutenção uma necessidade constante. Nos últimos anos, a Infancoop renovou por completo a cozinha e todos os equipamentos hoteleiros como fogões, fornos, exaustores num investimento superior a 50 mil euros. “Todos os anos são necessárias obras, e todos os recursos financeiros disponíveis são canalizados para a manutenção”, acrescentou.
A festa começou com vários discursos no início do jantar e contou com animação musical de Duarte Dias. O presidente da direção emocionou-se ao dirigir-se ao público. “Tudo começou com um grupo de pais corajosos e visionários que, perante a falta de estruturas de apoio às crianças até aos três anos, sonharam com um espaço onde pudessem crescer felizes e ser cuidadas com amor”, referiu.
Destacou o papel de todos os que contribuíram para o crescimento da instituição, educadores, auxiliares, técnicos e funcionários e agradeceu às famílias “que, ao longo das gerações, confiaram o que têm de mais precioso: os seus filhos”.
“A Infancoop é uma grande família”
Sérgio Félix deixou também uma palavra de reconhecimento à Segurança Social, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e parceiros locais, sublinhando que “esta história se faz em rede, com pessoas generosas e comprometidas”.
Num tom mais pessoal, partilhou que a sua ligação à Infancoop começou há quase duas décadas, quando as filhas ali entraram. “Ganhei uma segunda família e amizades que levo para a vida. A Infancoop é, e continuará a ser, uma grande família”, concluiu.
O diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, destacou a relevância da Infancoop no concelho das Caldas, representando uma “resposta de infância inigualável”, afirmou.
Sublinhou ainda o impacto social da instituição, lembrando que “sem a Infancoop, a qualidade de vida das famílias e das freguesias da cidade não seria a mesma”. Para o responsável, “respostas sociais como esta são decisivas para a qualidade de vida nos territórios”.
O dirigente terminou com um apelo para que “continuem a apoiar a Infancoop e a sua direção, para que possa continuar a crescer e a ajudar mais famílias”.
“A Infancoop é o sinal visível de como, em 1975, havia um mundo inteiro por sonhar, melhorar e transformar. Pais caldenses ousaram acreditar e, com as mãos, o coração e a cabeça, criaram uma instituição notável que perdura até hoje”, afirmou a vereadora da Câmara das Caldas, Conceição Henriques.
Num tom pessoal, confessou nunca ter frequentado nem tido filhos na Infancoop, mas reconheceu o prestígio e a confiança que sempre inspirou. “Eu sei o que as pessoas sentiam quando conseguiam colocar aqui os filhos. Essa expetativa e esse orgulho são um valor intangível e extraordinário”, sublinhou.
O encerramento das intervenções ficou a cargo de Lalanda Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal das Caldas, que terminará funções com a tomada de posse dos novos elementos a 3 de novembro. Recordou a sua ligação de longa data à Infancoop. “Acompanhei a criação da Infancoop e, depois de eleito presidente da Câmara em 1976, passei a apoiar a instituição que dava os primeiros passos. Além dos subsídios habituais, arranjámos o terreno e demos apoio com mão de obra, neste caso pedreiros a trabalhar durante o ano inteiro”, relatou.
“A Infancoop cresceu em paralelo com o Centro de Educação Especial, e ambas se tornaram referências, não só a nível local, mas também nacional”, salientou.










