“Os Quadros de Mérito têm como objetivo reconhecer as aptidões e atitudes dos nossos alunos, valorizando tanto a excelência académica como o envolvimento cultural, artístico, social e desportivo”, explicou o diretor do agrupamento, Jorge Pina.
Entre os distinguidos, 102 receberam Quadros de Mérito Académico, atribuídos aos alunos que se destacaram pelo desempenho escolar: 15 no 1.º ciclo, 2 no 2.º ciclo, 45 no 3.º ciclo e 40 no ensino secundário.
Outros 44 alunos receberam Quadros de Mérito de Valor, reconhecimento pelo desempenho excecional em atividades de enriquecimento curricular, de natureza cívica, cultural, artística, social ou desportiva. Jorge Pina destacou projetos específicos que mereceram menção: “O projeto ‘Mentorias – Laços’, dinamizado pela professora Sandra Sampaio e pela psicóloga Susana Nogueira, permitiu a 12 alunos partilhar o seu tempo de forma empática e altruísta, ajudando os colegas no estudo e integração escolar.
Também o grupo de teatro ‘Os Bordalitos’, orientado pela artista residente Amábile Besinella, encantou a comunidade educativa com performances de grande qualidade”.
A cerimónia teve ainda um momento de homenagem à aluna Isaura Beijinha Pronto, falecida a 6 de março deste ano. Foi exibido um vídeo criado pelos colegas da sua turma e atribuídos os Quadros de Mérito de Valor e de Solidariedade aos alunos Francisca Brás e Manuel Cunha, pelo apoio prestado à colega.
A animação da noite ficou a cargo das alunas Marina Melo, Anne Lincoln, Alícia Santos e Mathis Audigane, bem como do grupo Pop Out da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha.
Durante o evento, assinalaram-se ainda os 61 anos do edifício da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com o tradicional cantar dos parabéns e o corte do bolo, encerrando a cerimónia num momento de confraternização.
“É um orgulho ver tantos jovens a serem reconhecidos pelo seu talento, empenho e espírito de colaboração. Estas distinções são um incentivo para que continuem a crescer e a contribuir para a nossa comunidade escolar”, manifestou Jorge Pina.










