O indivíduo, estrangeiro, terá introduzido na viatura dos árbitros substâncias líquidas inflamáveis capazes de entrarem facilmente em combustão, provocando o incêndio. Os árbitros, que apitaram de manhã um jogo de futebol da divisão de honra distrital no escalão de iniciados entre o Grupo Desportivo de Peniche e o União de Pombal B, tinham deixado o carro no parque de estacionamento central da cidade de Peniche para irem almoçar e quando regressaram depararam-se com o dano causado.
Terá sido um pequeno foco de incêndio, uma vez que os bombeiros, cujo quartel se situa em frente ao parque, não foram chamados para extingui-lo.
Os árbitros, pertencentes à Associação de Futebol de Leiria, já não apitaram um jogo à tarde que iria ter lugar na vila de Atouguia da Baleia, em Peniche, entre os seniores do Atouguiense e do Bidoeirense, para a primeira divisão distrital, que acabou por ser adiado, e apresentaram queixa na PSP, que entretanto intercetou o suspeito da autoria fora de flagrante delito. Terá subtraído equipamentos, peças de vestuário e outros artigos.
De acordo com fonte policial, o homem terá tentado abrir vários carros e incendiar outra viatura num local diferente, pelo que o caso não está relacionado com as competições desportivas.
A PSP levou o indivíduo para a esquadra para ser interrogado e detido. Nesta segunda-feira, o comando distrital da PSP de Leiria emitiu um comunicado relatando que o homem foi detido pelas 16h00 de domingo pela prática de crime de incêndio.
“O suspeito, durante a manhã do dia de domingo, ter-se-á deslocado a uma superfície comercial em Peniche, onde terá adquirido bebidas alcoólicas, ingerindo-as de seguida. Circulou por várias artérias da cidade, suspeitando-se que tenha incendiado pelo menos três viaturas que se encontravam estacionadas na via pública. Na última situação, populares apercebendo-se da deflagração do incêndio numa das viaturas, quando o suspeito abandonava a mesma, contactaram as autoridades policiais, denunciando a situação, fornecendo as caraterísticas físicas e a indumentária do suspeito. Na posse dessa informação, os elementos desta polícia deslocaram-se para o local, localizando o suspeito nas imediações, procedendo à sua detenção. Da vistoria realizada à última viatura ardida, foram encontrados alguns pertences do suspeito, destacando-se a apreensão de uma arma de fogo”, descreveu a PSP.
O estrangeiro, “apesar de se encontrar há pouco tempo em território nacional, já foi várias vezes identificado por furto no interior de veículo, em estabelecimento e por burla na obtenção de alimentos, sendo mesmo detido e sujeito a apresentações semanais”.
Considerando o tipo de crimes praticados, a investigação transitou para a alçada da Polícia Judiciária, que também esteve no local.









