A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e apoiada pelo IAPMEI, pretende aproximar consumidores e comerciantes, reforçar a sustentabilidade urbana e digitalizar o comércio de proximidade.
Os comerciantes e prestadores de serviço que pretendam aderir precisam apenas de preencher um formulário de manifestação de interesse, disponível nas redes sociais do projeto.
Sara Lopes, gestora do Bairro Comercial Caldas da Rainh@, salienta a gratuitidade da utilização dos cacifos e a facilidade com que estes podem ser utilizados.
Os novos cacifos permitem a entrega e recolha de produtos 24 horas por dia, de forma segura e simples, através de uma plataforma digital que facilita a gestão de encomendas.
Caldas da Rainha é uma das primeiras cidades do país a oferecer esta tecnologia ao nível local, combinando inovação com o espírito do comércio tradicional.
A cidade conta agora com três localizações estratégicas equipadas com esta infraestrutura: a Avenida da Independência Nacional, a Praça 5 de Outubro e o Centro Cultural e de Congressos (CCC).
Estes pontos foram escolhidos para garantir proximidade, acessibilidade e dinamização das zonas centrais, respondendo às novas exigências da mobilidade urbana e logística do comércio.
Entre as inovações do projeto destaca-se o posto do CCC, que inclui seis cacifos com frio positivo, preparados para conservar produtos alimentares que exigem refrigeração.
Na Praça 5 de Outubro, a colocação dos cacifos motivou também uma intervenção nas paredes do edifício dos elevadores para o parque de estacionamento, já que os projetos de street art desenvolvidos anteriormente estavam degradados não só pela ação do tempo, “mas, sobretudo, por tags e outros grafittis de carácter não artístico”, comentou Sara Lopes.
Esta funcionalidade abre novas oportunidades ao comércio alimentar local (desde padarias e pastelarias a mercearias, restaurantes e produtores de frescos), permitindo-lhes disponibilizar produtos em qualquer momento do dia, com total segurança alimentar.
Além de integrar-se na rede nacional de entregas, funcionando também como ponto de recolha dos CTT e da Nacex, o serviço garante redução de custos e emissões de carbono, maior eficiência logística e total rastreabilidade das encomendas.
A instalação dos cacifos inteligentes surge no âmbito da estratégia de transformação digital e revitalização comercial do Bairro Comercial Caldas da Rainh@, que prossegue a missão de modernizar o comércio sem perder a sua identidade, com o lema “Onde a tradição inspira a inovação.”
Foi ainda lançada uma nova campanha-vídeo “Quanto custa um clique?”, que apela à valorização das compras locais e à reflexão sobre o impacto das escolhas de consumo, lembrando que “o comércio tradicional não tem preço; tem valor”.
Em breve será lançado o site do projeto, o qual terá um “marketplace” onde os comerciantes poderão apresentar os seus produtos e, mais tarde, também vendê-los pela Internet.









