Inspirado no Parque de Leitura de Morgex, o espaço de Óbidos (junto à EN8, entre o Cruzeiro da Memória e o posto de combustíveis da Prio) contará com cinco jogos literários em torno da obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago. Nesta fase inicial já está concluído o Grande Jogo do Ganso, bem como instalados os equipamentos para o Jogo da Máquina de Escrever e o Jogo do Galo. Brevemente serão acrescentados os elementos interativos que permitirão também a dinamização do Jogo dos Jovens Escritores e do Dominó de Palavras.
A cada seis meses, o parque terá um novo livro como referência. Depois de “O Conto da Ilha Desconhecida”, seguir-se-ão “O Barão das Árvores”, de Italo Calvino (Itália), e “O Maravilhoso Monstro”, de Sashko Dermanski (Ucrânia). Em contrapartida, os parques parceiros irão trabalhar com obras portuguesas como “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andersen, e “A Princesa da Chuva”, de Ducla Soares.
O parque integra ainda três minibibliotecas, que passam a fazer parte da rede internacional Little Free Library, promovendo a partilha de livros sob o mote “Leva um livro, partilha um livro”. O espaço inclui igualmente diversas áreas de lazer e equipamentos que convidam à leitura e à convivência.









