Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Concurso para alunas da EHTO distribuiu cerca de 10 mil euros em prémios

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eufélia Pereira, Jessica Reis, Leonor Tarenta e Sofia Dinis foram as vencedoras do concurso promovido pelo restaurante Mosteiro do Leitão para as alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

A cerimónia de entrega dos prémios da segunda edição do EstrELA Monumental teve lugar a 6 de março, na EHTO, altura em que foram entregues 9830 euros, às alunas e às associações de cariz solidário feminino escolhidas pelas vencedoras.

O concurso criado pelo restaurante do Grupo FF, em colaboração com a EHTO, visa enaltecer o papel na cozinha, dando oportunidade às alunas de fazerem as suas criações gastronómicas e, ao mesmo tempo, ajudar associações que trabalham relacionadas com essas fragilidades na sociedade.

“Há muito um estereótipo da mulher associada à cozinha, mas depois se valoriza o seu papel nesse lugar enquanto profissional”, explicou Zita Freire, CEO do Grupo FF, que se sente muito orgulhosa pelo sucesso crescente desta iniciativa.

O valor distribuído é correspondente às receitas da venda desses pratos no restaurante do Mosteiro do Leitão durante o período de verão.

Este ano, cada uma das quatro alunas recebeu 1.400 euros. Foram ainda doados um total de 4.800 euros, dividido igualitariamente por quatro entidades: Mulher Século XXI, a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, Associação Presença Feminina e a Associação de Mulheres Contra a Violência.

Segundo Zita Freire, nesta segunda edição já havia clientes do restaurante que pediam especificamente para conhecer os pratos incluídos nesta iniciativa, por saberem qual o objetivo.

A primeira fase do concurso foi a de apresentação de uma série de propostas na EHTO ao júri composto por especialistas, com um processo de escolha do género do “Master chef”.

As vencedoras de cada categoria tiveram de realizar todo o processo de elaboração de um prato para ser vendido no restaurante, pensarem nos seus custos e viabilidade financeira, para depois poderem verem-no as ser concretizado numa cozinha profissional. As alunas foram depois ao restaurante ensinar a forma como os pratos devem ser cozinhados e de que forma devem ser empratados.

A ementa das vencedoras foi constituída por “Pêra Recheada com maionese de laranja” (entrada fria), elaborada por Eufélia Pereira, “Ovos Rotos com leitão” (entrada quente), receita criada por Jessica Reis, “Tortelini de leitão com molho pesto” (prato principal), desenvolvido por Leonor Tarenta (que venceu a EstrELA Monumental pelo segundo ano consecutivo) e o “Cheesecake de Laranja” (sobremesa), produzido por Sofia Dinis.

No dia 6, as quatro alunas explicaram o seu processo de criação, a partir do leitão e produtos endógenos do Oeste, e também a forma como aprenderam tanto com esta experiência. Um desafio que aceitaram principalmente por causa do incentivo dos professores da escola.

Entretanto, estão abertas as inscrições para a terceira edição do concurso. Podem concorrer todas as alunas da EHTO, seja qual for o curso em que estejam. As provas de seleção realizam-se a 24 de abril.

O professor e chef Luís Tarenta incentivou as alunas que estavam presentes na apresentação a participarem na iniciativa e deu algumas dicas de como criarem um prato vencedor “que seja muito bom, mas também muito vendável”. Por isso, não tem de ser algo complexo, pelo contrário, a simplicidade resulta sempre melhor.

“Quem ganhar vai receber um prémio, mas também vai dar às associações”, salientou, referindo ainda a importância da experiência que conseguem obter neste concurso. “A partir de hoje estarei sempre disponível para vos ajudar também em relação a esta iniciativa”, concluiu.

Na cerimónia esteve igualmente a madrinha da iniciativa, Paula Teixeira, artista e intérprete de Língua Gestual Portuguesa. A cantora, que atuou no início da apresentação, salientou como esta iniciativa é “diferenciadora, solidária e muito positiva para as mulheres”.

A Makro, patrocinadora desta ação, ofereceu um cabaz alimentar solidário a cada uma das associações escolhidas, bem como um cabaz de utensílios de cozinha às alunas vencedoras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1

Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local

O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.

dunadesalirclassificacao1

Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras

Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

concursodeleituras1