Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Simulacro de incêndio testa profissionais do hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O serviço de internamento de pediatria do hospital das Caldas da Rainha foi palco, no dia 5 de março, do simulacro de um incêndio para testar a implementação das medidas de autoproteção da unidade após a realização de formação a todos os profissionais de saúde e trabalhadores, de forma a manter as condições de segurança e a dar uma resposta adequada a uma situação de emergência. Bombeiros, Proteção Civil e PSP participaram nos exercícios de treino, organizados pela Unidade Local de Saúde do Oeste.
Exercício envolveu elementos do hospital e outras entidades

Vânia Almeida, técnica de higiene e segurança do hospital, descreveu que este é um dos vários simulacros previstos no estabelecimento de saúde, neste caso “fizemos um foco no serviço de pediatria, com a evacuação do serviço, para testarmos todos os profissionais, depois da formação que tiveram, para que estejam preparados para uma situação real”.

Houve recurso de extintores para colocar em ação a equipa de intervenção interna do hospital, que fez o combate ao foco de incêndio, pelo que quando os bombeiros chegaram já estava extinto e preocuparam-se com outras tarefas, nomeadamente a desenfumagem, a verificação da inexistência de outros riscos e a salvaguarda de pessoas e bens.

A equipa de evacuação encarregou-se de que ninguém ficava no serviço e todos os utentes deslocaram-se para o ponto de encontro, que estava já previamente estipulado. Houve elementos de primeiros socorros para prestar assistência a um fictício utente que se tinha sentido mal.

A enfermeira diretora, Lurdes Ponciano, vincou que “é fundamental fazer estes exercícios de treino, porque não estamos livres a qualquer momento de ser uma situação verdadeira e quanto mais treino e exercício as equipas tiverem, melhor sabem atuar”.

“As questões de segurança são fundamentais em todos os locais e no internamento num hospital ainda mais”, fez notar.

Rui Faria, chefe dos bombeiros das Caldas da Rainha, explicou que a participação dos soldados da paz permitiu contribuir para a formação dos profissionais de saúde. “O objetivo principal deste exercício era testar o plano interno do hospital. Nós, bombeiros, como agente principal de proteção civil, só intervirmos quando tudo a montante falhar. Nós preferimos chegar aqui e termos pouco trabalho, como é óbvio, do que não funcionar todo esse processo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1

Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local

O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.

dunadesalirclassificacao1

Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras

Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

concursodeleituras1