Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Mário Machado vai cumprir pena na prisão das Caldas por incitamento ao ódio e violência

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Condenado pelo crime de incitamento ao ódio e violência a dois anos e dez meses de cadeia, o nacionalista neonazi Mário Machado, de 47 anos, revelou que tenciona apresentar-se no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha no dia 25 de fevereiro para cumprir a pena.
Mário Machado revelou que tenciona apresentar-se no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha no dia 25 de fevereiro

Em causa está o processo em que Mário Machado e Ricardo Pais, o outro arguido no caso, foram condenados por publicações na antiga rede social Twitter (atual X), nas quais apelaram ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda, visando em particular a professora e então dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.

No dia 17 de fevereiro de 2022, Mário Machado publicou na sua página o seguinte comentário: “E prostituição forçada das gajas do Bloco”. Em reação, Ricardo Pais respondeu na sua página: “Concordo. Incluam as do PCP, MRRP, MAS e PS”.

A partir desse momento, estabeleceu-se uma conversa na referida rede social entre ambos, com os comentários de Mário Machado a levarem a rede social suspender a sua conta.

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decidiu, a 7 de maio de 2024, condenar Mário Machado na pena de dois anos e dez meses de prisão pela prática de um crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.

Outro arguido foi condenado pelos mesmos crimes a um ano e oito meses de prisão, mas a pena foi suspensa em igual período assente num plano de reinserção social focalizado na sensibilização para a adoção de condutas jurídica e socialmente adequadas, nomeadamente, para as temáticas dos direitos humanos, da liberdade e da autodeterminação sexual de todos os cidadãos e da igualdade de género.

Ficou ainda obrigado a proceder à entrega de uma contribuição de 750 euros à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

Foi dado como provado que os arguidos agiram com o propósito de apelidar de prostitutas todas mulheres dos partidos políticos Bloco de Esquerda, PCP, MRRP, MAS e PS e em especial Renata Cambra, que na altura tinha participação política ativa, tendo sido candidata pelo MAS às eleições legislativas.

Mário Machado recorreu, sustentando que não injuriou nem difamou alguém, invocando o caráter não sério, que reputa de humorístico, das expressões proferidas e ausência de prova da intenção criminosa, dizendo estar em causa ativismo político.

O Tribunal da Relação de Lisboa não concordou e a 5 de dezembro de 2024 confirmou a pena aplicada pelo tribunal que julgou o caso.

Foi então entregue um recurso no Tribunal Constitucional, que foi indeferido.

Segundo o relatório social elaborado pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Mário Machado “provém de um meio familiar estruturado, de nível socioeconómico e cultural médio, tendo o seu processo de socialização sido marcado, a partir da adolescência, pela identificação e adesão a uma cultura grupal de cariz ideológico nacionalista e contra os costumes e valores liberais individuais, que lhe moldou e definiu o comportamento”.

“Manifesta desde a adolescência, condutas agressivas na defesa dos seus princípios, tendo tido contacto com a justiça penal ainda enquanto jovem adulto”, adianta o relatório.

Do certificado do registo criminal consta que já foi julgado e condenado diversas vezes, por crimes como detenção ou tráfico de armas proibidas, extorsão na forma tentada, sequestro, introdução em lugar vedado ao público, dano simples e dano qualificado, discriminação racial ou religiosa, ofensa à integridade física grave qualificada, ameaça, coação e difamação agravada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1

Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local

O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.

dunadesalirclassificacao1

Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras

Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

concursodeleituras1