Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C

Projeto de sismologia na escola desperta atenção

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto Sismologia na Escola do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, despertou a atenção de um investigador francês considerado um palatino da divulgação da sismologia nas escolas.
Ao Agrupamento de Escolas Fernão do Pó foram oferecidos dois kits de sismologia

Foi no I Encontro – “Implementação de uma colaboração IDL-EDUMED para a Sismologia na Escola em Portugal”, no dia 1 de fevereiro, na Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Sintra, no qual os professores Idalino Faísca e Madalena Capinha participaram em representação do agrupamento do Bombarral, que Jean-Luc Berenguer, investigador na Universidade de Côte d’Azur, em França, mostrou interesse pelo projeto desenvolvido.

Luís Matias, investigador no Instituto Dom Luiz (IDL) e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, figura de referência na área da sismologia e grande dinamizador do projeto Sismologia na Escola em Portugal, em parceria com a professora Maria João Picado, do Agrupamento Aqua Alba, Agualva-Sintra, apontou exemplo do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Tendo presente que o custo de aquisição de um sismómetro é uma condicionante à participação de mais escolas no projeto Sismologia na Escola, Luís Matias apontou como possível caminho a seguir o que fez o agrupamento bombarralense, que tem um sismómetro de construção própria, de baixo custo, único entre as escolas que participam no projeto, e extremamente sensível na deteção de sismos locais e regionais.

Jean-Luc Berenguer mostrou-se interessado pelo trabalho do agrupamento e ofereceu dois kits de sismologia (kit acelerómetro de 3 eixos e kit de sensores piezoelétricos) que serão uma mais-valia na dinamização de atividades de sismologia no Clube Ciência Viva.

O convite para o Bombarral estar presente neste encontro foi feito na sequência da participação do agrupamento no projeto Sismologia na Escola. “Temos em funcionamento, há já alguns anos, uma estação sísmica escolar e partilhamos desde essa altura os registos sísmicos, em tempo real, na rede do Projeto Sismologia na Escola, na rede da bacia mediterrânica Edumed e na rede mundial Earthscope”, descreve o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

O seminário reuniu participantes e interessados neste projeto educativo multidisciplinar que interessa aos professores de biologia e geologia, de física e química, mas também de outras áreas como geografia e matemática.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Competições de hóquei em patins

O Hóquei Clube das Caldas tem várias equipas em competição em hóquei em patins. No dia 23 de março, pelas 11h00, os escolares recebem, no pavilhão da Mata, o Sporting Clube de Tomar, depois de no passado domingo terem jogado na casa do Hóquei Clube de Turquel.

hoquei 1

Dia Digital e Telessaúde

A Unidade Local de Saúde do Oeste, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vai promover o Dia Digital e Telessaúde, na Sala de Formação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Bombarral, no dia 26 de março, a partir das 10h00.

Almoço de antigos alunos

O almoço dos antigos alunos da escola primária do Sobral do Parelhão, no Bombarral, vai ter lugar no dia 30 de março, pelas 13h00, numa iniciativa da Sociedade Recreativa Sobralense, onde o evento se realizará.

alunis