Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C

Primeiro banho do ano no mar após jogar futebol na praia da Foz do Arelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi cumprida na Foz do Arelho a tradição de sessenta anos do primeiro banho do novo ano no mar, depois de jogar à bola no areal da praia. A iniciativa juntou mais de três dezenas de participantes na manhã de 1 de janeiro.
Há 60 anos que a iniciativa é realizada na Foz do Arelho

Todos os domingos e feriados, a partir das onze da manhã, o Grupo Phoz Plage encontra-se para jogar futebol na praia, alargando o convívio a quem queira aparecer, mas no primeiro dia do ano o convívio assume contornos especiais, com a ida ao banho no mar. A iniciativa tem passado por várias gerações.

“Este ano tivemos um dia de sol. A água está um bocadinho fresquinha mas aguenta-se bem, e o mar da Foz está sem ondas, o que é uma coisa rara”, manifestou Nelson Coito, responsável do grupo.

“É agradável e espero que seja o prenúncio de um bom ano para todos”, comentou, frisando que “começar assim o ano dá melhores energias e dá para aliviar o stress do dia a dia”.

Sobre a longevidade da tradição, indicou que “ainda há uns fundadores e isto vai passando para os filhos, para os amigos e conhecidos, e espero que se mantenha por muito anos”. “Vamos renovando, quem quiser é bem vindo aos domingos e feriados às onze horas, faça chuva ou sol estamos sempre aqui”, vincou.

Houve quem desse mergulhos, outros apenas molharam os pés. Isabela Custódio, de doze anos, foi o único elemento do sexo feminino a jogar à bola este ano, mas na altura de ir à água não se aventurou. “Não tive coragem porque a água estava fria, mas fui molhar os pés”, contou.

“É uma boa experiência e divertido”, considerou a adolescente, que joga futebol no Caldas e diz estar empenhada em manter esta tradição.

Para Francisco Ferreira, a ida ao banho serve para “afastar os maus olhados”, gracejou. “Eu infelizmente já não posso jogar, por lesões crónicas, mas gosto de participar no momento de ir ao mar e acho que é importante manter este espírito de brincadeira”, referiu.

“Faço parte deste grupo há cinquenta anos e o que está aqui em causa é a amizade e o convívio”, sublinhou.

Pedro Silva, outro dos participantes, afirmou que “é uma tradição que tem de se fazer o esforço para continuar e trazer a malta nova para dar seguimento, como nós demos”.

Depois do jogo e do banho, até levou para casa água do mar dentro de uma garrafa. “A patroa não pôde vir porque está em recuperação de uma cirurgia e então vou levar um bocadinho de água para ela molhar os pés”, justificou.

Como é habitual, quem perde no jogo de futebol arruma as balizas. O convívio acaba com um brinde e alguns doces, e a promessa de, quem puder, regressar aos domingos de manhã e feriados, ou então só no primeiro dia de 2026.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Prisão por violência doméstica

Um homem de 45 anos foi detido pela PSP da Nazaré para cumprir uma pena de prisão de dois anos e dois meses por um crime de violência doméstica. O indivíduo estava fugido à justiça mas foi apanhado quando terá cometido um novo crime.

violencia

Vencedor de Grammy Latino atua no CCC

Vencedor de um Grammy Latino, compositor e revolucionário da guitarra, El Twanguero vai atuar no dia 1 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

twanguero