Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C

Expoeste recebeu a 50ª Exposição Nacional de Columbofilia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Entre 5 e 8 de dezembro a Expoeste recebeu uma das modalidades desportivas que mais títulos trouxe a Portugal, a columbofilia, através da 50ª Exposição Nacional.
A Federação Portuguesa de Columbofilia organizou o evento

A entrada para o evento foi gratuita, sendo que era possível adquirir um bilhete solidário à entrada, com o valor de um euro, revertendo totalmente para a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação das Caldas da Rainha.

O programa do evento começou no dia 5 com a “Receção aos Pombos” e no dia 6 a avaliação aos pombos standard.

Segundo António Branco, vice-presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, vieram muitos columbófilos e não só à exposição. “O timing foi muito importante, este ano organizámos a exposição uma semana antes do normal, o que faz com que os columbófilos  tenham mais disponibilidade e venham interagir com esta realidade e com estes prémios”, relatou.

Relativamente à escolha do local para a realização da exposição, António Branco referiu que “a Câmara sempre nos apoiou neste evento, é o centro do país e conseguimos deslocar todos os columbófilos do país, de norte a sul, e quando optamos pelas Caldas é para trazer o máximo de columbófilos a este grande evento”.

António Branco indicou ainda que a cidade das Caldas da Rainha é uma referência da columbofilia e que sempre esteve ligada ao pombo-correio.

A visita às escolas que estava prevista no dia 6 não foi possível de realizar devido à greve da função pública.

O dia 7 foi marcado pela cerimónia de largada dos pombos e pela homenagem aos columbófilos  que se destacaram pelo excelente serviço prestado à modalidade e os anos de entrega perante este desporto.

Da Federação Portuguesa de Columbofilia fazem parte 14 associações distritais/regionais, o que demonstra “a força columbófila”.

Do distrito de Aveiro foi homenageado Celestino Pereira Santos, de Beja foi entregue o prémio a Manuel Rosa Ramos Batista e do distrito de Braga a Nelson da Silva Barbosa.

O distrito de Évora destacou Martinho José Silva e Faro José Daniel Lopes Santos. O trofeu mérito e carreira foi entregue a António S. J. Teixeira Alves no distrito de Lisboa e a Associação Columbófila do Distrito do Porto preparou um vídeo em homenagem a Manuel António Alves Vieira, o destacado para o prémio Mérito e Carreira.

A Associação Columbófila do Distrito de Santarém destacou Alfredo Joaquim Lobato e o distrito de Viana do Castelo homenageou Maria Alzira Fernandes Lima.  No distrito de Viseu foi António Gonçalves quem recebeu o prémio Mérito e Carreira.

Durante a tarde de sábado foram entregues os prémios dos campeonatos e provas nacionais e seguiu-se o jantar de amizade. Foi ainda entregue o prémio da prova facultativa da federação, a maior prova nacional em Barcelona, onde os pombos voam 900 quilómetros, que se realizou em julho do ano passado.

No último dia do evento foram entregues os prémios dos melhores pombos em todas as modalidades (velocidade, meio fundo, fundo, e yearling e da classe de standard) e prestada uma homenagem às mulheres columbófilas e entregues os prémios Fair-Play e da 50ª Exposição Nacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Pensamento e saúde” em conferência

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha realiza no dia 17 de janeiro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Pensamento e saúde", com a psiquiatra Gláucia Lima.

Vencedor de Grammy Latino atua no CCC

Vencedor de um Grammy Latino, compositor e revolucionário da guitarra, El Twanguero vai atuar no dia 1 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

twanguero

Primeiro bebé a nascer em 2025 nas Caldas foi um menino

Gael Marques nasceu no dia 3 de janeiro, às 20h35, com 3,190 quilos, no hospital das Caldas da Rainha, sendo o primeiro bebé deste ano no estabelecimento de saúde, que esteve com o bloco de partos encerrado no início de 2025 e por isso só quando o serviço foi reaberto é que foram acolhidas grávidas.

bebe 1