No dia 23 de novembro, pelas 16h30, na loja Depozito, em Lisboa, as irmãs Ana e Sara Mateus, ambas designers e fundadoras da marca António – Handmade Story (criada em 2017), celebram o lançamento da nova coleção de malas e carteiras a que deram o nome Together.
As duas caldenses, na segunda geração de uma empresa familiar portuguesa de marroquinaria, criada pelo pai António (na Benedita, nos anos 80 do século passado), são uma dupla de semelhantes, unida por causas e valores comuns, partilhando a mesma visão estética e a mesma vontade de agradecer e homenagear o pai António.
Quem conhece as irmãs, e sabe que são defensoras de um consumo e produção responsáveis, não estranha que esta nova criação tenha sido inspirada na “Agenda 20/30 Para o Desenvolvimento Sustentável”, assinada em 2015 por todos os países pertencentes às Nações Unidas.
Tal como a mencionada Agenda, que tem no seu centro cinco componentes principais, os chamados cinco Ps (P de Pessoas, P de Paz, P de Prosperidade, P de Parcerias e P de Planeta), também a Together é composta por cinco elementos: dois produtos principais (tote bag e bolsa para telemóvel), e três peças complementares (porta-chaves, carteira e porta garrafa), que se conectam aos primeiros através de um prático mosquetão.
As peças são independentes, mas fazem parte de um todo. Esta caraterística especial permite combinar os acessórios de várias formas, criando um conjunto personalizado que se adapta ao estilo e necessidades do utilizador, num diálogo entre diversidade e inclusão.
Nas palavras de Ana Mateus, “num mundo onde a individualidade é frequentemente celebrada, Together lembra-nos a força da união. Cada acessório é forte por si, mas torna-se ainda mais poderoso quando conectado aos outros. Esta coleção é uma afirmação do que somos, uma marca slow fashion que respeita o tempo, as pessoas e o ambiente”.
O respeito acabado de aludir manifesta-se igualmente no facto de, todas as linhas produzidas pela António – Handmade Story, serem No Aging e No Gender. Caraterísticas essas que, no caso em apreço e como se deixou antever, não se traduzem em simples conceitos de moda, mas, sobretudo, na construção de uma narrativa de combate a todos os tipos de discriminação, seja ela de idade, de género ou outra qualquer.
Quanto aos materiais usados, a preocupação das duas designers em utilizar os recursos de modo eficaz está na base da escolha da matéria-prima para a manufatura de todas as suas produções. Elegeram a pele de vaca uma vez que, apesar de nobre, é um sub produto da indústria da alimentação. É biodegradável, durável, tratável e reparável.
A este propósito, acrescenta Sara Mateus, visivelmente orgulhosa, que “a António – Handmade Story foi das primeiras marcas de moda na área, a comunicar firmemente princípios de sustentabilidade, facto que nos define, e por essa razão damos grande relevo à escolha dos materiais. Na Together introduzimos uma nova pele, o bio-couro, que é curtida sem metais e crómio, cumprindo assim os nossos critérios de estima pelo planeta, num entrelaçado constante entre investigação, criatividade, inovação e herança de valores”.
E é com base nesta sua visão do mundo, e na vontade de criar o futuro todos os dias, que escolhem os parceiros comerciais que se regem pela mesma aspiração a uma prosperidade sustentável.
Possuem loja online, à qual é possível aceder-se através do site www.antonio-handmadestory.com. Além da internet, encontramos as suas coleções em estabelecimentos selecionados.
Em Caldas da Rainha, podemos vê-las na loja Hava, que recentemente inaugurou as novas instalações, na Rua Heróis da Grande Guerra.
Outra grande aliada da António – Handmade Story, é a Depozito, situada em Lisboa, na Rua Nova do Desterro, n.º 20. Esta loja é mais do que um espaço comercial, é o resultado de uma simbiose entre duas marcas previamente existentes (a Portugal Manual, de Filipa Belo, e a Vida Portuguesa, de Catarina Portas), e tem como aposta o incentivo às manufaturas e a divulgação e venda de peças de autor.
Como começámos por anunciar, será este local o palco da celebração do lançamento da Together, numa festa onde as irmãs irão juntar amigos, algumas figuras públicas e a banda de intervenção Fala, Povo, Fala. Tudo a partir das 16h30 do dia 23 de novembro.
0 Comentários