Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 8° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 8° C
8° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 7° C

Exposição “Flora Caldense” no Museu José Malhoa suscita atividades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As atividades decorrem no próximo fim de semana e envolvem visita, música eletrónica, projeção de vídeo e o plantio de uma nespereira no Parque D. Carlos I.
A mostra ocupa três salas do Museu, com escultura, instalação e cerâmica

As atividades decorrem no próximo fim de semana e envolvem visita, música eletrónica, projeção de vídeo e o plantio de uma nespereira no Parque D. Carlos I.

A exposição “Flora Caldense, Uma Colaboração Póstuma de Marta Galvão Lucas com Avelino Soares Belo, José Belo, Josef Füller e José Lourenço”, em cartaz no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, vai contar com uma programação intensa no próximo fim de semana. As atividades a realizar abrangem diversas vertentes artísticas e são de participação gratuita.

Resultado do trabalho da artista e investigadora Marta Galvão Lucas, “Flora Caldense” ocupa três salas do Museu, com uma diversidade de formatos que vão da escultura à instalação, passando pela cerâmica. A proposta agora é dinamizar a exposição com atividades que acrescentem novas camadas de significado à mostra.

No dia 16 de novembro, pelas 11h00, haverá uma visita ao Parque D. Carlos I, conduzida por Filipa Oliveira, arquiteta paisagista, responsável pela gestão do património natural, incluindo espaços verdes, no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. No Parque colabora com diversos parceiros na gestão do espaço, com especial enfoque no arvoredo.

Ao final do dia, dois concertos com dj set levam a música eletrónica em diálogo com a exposição. A programação começa às 17h00, com Miguel Sá, dj, membro fundador dos Zzzzzzzzzzzzzzzzzp! e uma figura marcante da cena ‘underground’ nacional desde a década de 1990. O artista apresentará no Museu José Malhoa um concerto com a peça sonora mutante Um Coro de Pássaros, que estabelece uma ligação com a obra de Marta Galvão Lucas.

Às 18h00, Jorge Mantas, conhecido como Druuna Jaguar, leva o seu projeto ao Museu. Nascido em Évora, em 1972, tem-se dedicado desde os anos 1990 à divulgação de músicas fora do circuito comercial através de vários programas de rádio e das fanzines Neural Therapy e psico.acústica. Tem mais de uma dezena de álbuns lançados em editoras dos EUA, Japão, França e Portugal, e atuações ao vivo em festivais e espaços como a Casa da Música, Teatro Ibérico e Teatro Garcia de Resende, entre outros.

No dia 17 de novembro, às 15h30, haverá o plantio de uma nespereira. A árvore, atualmente instalada na Sala de Exposições Temporárias do Museu José Malhoa como parte da exposição, será plantada no Parque D. Carlos I, onde o museu está situado. Esta iniciativa pretende integrar a prática artística com o ambiente exterior, ao mesmo tempo que se conecta com a comunidade local que frequenta o Parque. A atividade conta com o apoio do Gabinete Técnico Florestal e do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Após esse momento, os dj sets continuarão a envolver o público. Desta vez com Nuno Bernardino, que iniciou a sua carreira como dj em 1996. Em colaboração com Jari Marjamaki, fundou a dupla Ballet Mecânico, responsável por programas na Rádio Oxigénio e na Química FM. É dj residente no bar A Capela, no Bairro Alto, há cerca de 20 anos. Para além da música de dança, interessa-se por vários géneros musicais que procura integrar nos seus sets.

Acompanhando Nuno Bernardino, Jerry the Cat (Jerrald James) fará a percussão. Músico com uma longa e reconhecida carreira, Jerry the Cat é também dj e produtor musical, e uma figura de destaque na cultura da música eletrónica de Detroit, nos EUA. Foi proprietário da Dark River Media, uma empresa dedicada à produção musical, artística e mediática.

Todas as atividades são gratuitas e não requerem inscrição. No entanto, para os concertos de música eletrónica haverá limitação de entrada, de acordo com a capacidade da sala.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio