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Turismo e Educação trabalham em conjunto no projeto GERAt

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A apresentação de um jogo de tabuleiro desenvolvido pela Science4you e o Turismo de Portugal marcou o primeiro encontro, a 31 de outubro, da 3ª edição do projeto GERAt, que vai envolver nove escolas da região.

A apresentação de um jogo de tabuleiro desenvolvido pela Science4you e o Turismo de Portugal marcou o primeiro encontro, a 31 de outubro, da 3ª edição do projeto GERAt, que vai envolver nove escolas da região.

O projeto está a ser promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), cujo diretor, Daniel Pinto, salientou que tem sido importante desenvolver o GERAt com os alunos e professores da região.

O GERAt surge de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Direção-Geral da Educação, com o objetivo de sensibilizar as gerações mais jovens, no âmbito da cidadania, para o potencial do turismo sustentável a nível local, nacional e internacional.

Os temas principais a trabalhar nos projetos a apresentar pelos alunos são a gastronomia, o património material e imaterial, sustentabilidade e natureza.

Estes devem ser trabalhados tendo como linha condutora os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os conceitos de intergeracionalidade e cidadania, de forma a contribuir para a construção do conceito “cidadão-turista”.

Este “cidadão-turista” é alguém que “encontra no turismo a oportunidade de utilizar as suas competências para a construção de um mundo e futuro melhores”, explicou a professora de empreendedorismo, Célia Antunes, coordenadora do projeto GERAt.

Quanto ao jogo de tabuleiro, que pode ser adquirido nas lojas da especialidade, também pretende converter os mais novos em “cidadãos-turistas”, no qual devem “desenvolver uma ideia e fazerem história no seu próprio território”.

O jogo tem três atividades distintas, no qual as equipas aprendem sobre o turismo, mas também a observar e gerar ideias para o desenvolvimento da comunidade e do seu território.

A cada uma das escolas participantes foi entregue um exemplar deste jogo, de modo a utilizarem-no na elaboração dos seus projetos.

Desta forma pretende-se afirmar as escolas “como espaços de interação entre pessoas de diferentes culturas e plataformas colaborativas em articulação com o território e os seus agentes, na lógica de uma abordagem escolar integrada”.

Os projetos de cada escola vão competir entre si, a nível regional, para eleger o projeto representativo da EHTO. Na final nacional, onde participam os projetos vencedores de cada  uma das 12 escolas do Turismo de Portugal,  haverá prémios de 10 mil euros (1º lugar), 5.000 euros (2º) e 3.000 euros (3º).

Nas duas primeiras edições o projeto envolveu alunos do 3º ciclo, mas este ano letivo vai abranger também alunos do ensino secundário.

Neste encontro estiveram representados os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos e os agrupamentos de escolas D. João II, Raul Proença, Rafael Bordalo Pinheiro, Fernando Casimiro Pereira da Silva, Josefa de Óbidos, de Cister, Marinhas de Sal e de São Martinho do Porto. Participaram ainda representantes do Instituto Educativo do Juncal, a Óbidos Criativa e o Parque Tecnológico de Óbidos.

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