Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
13° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C

Corporação de bombeiros do Bombarral distinguida no centenário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) atribuiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral (AHBVB) a Fénix de Honra – uma das mais prestigiantes condecorações de relevo e importância no panorama dos soldados da paz, enquanto que o Governo, através do Ministério da Administração Interna, distinguiu-a com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro de Grau Ouro. As distinções foram entregues na cerimónia de celebração do centenário da instituição bombarralense, no dia 5 de outubro.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral completou cem anos

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) atribuiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral (AHBVB) a Fénix de Honra – uma das mais prestigiantes condecorações de relevo e importância no panorama dos soldados da paz, enquanto que o Governo, através do Ministério da Administração Interna, distinguiu-a com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro de Grau Ouro. As distinções foram entregues na cerimónia de celebração do centenário da instituição bombarralense, no dia 5 de outubro.

O programa comemorativo dos cem anos da AHBVB começou às nove da manhã, com o toque de sirene, seguindo-se o hastear das bandeiras e a romagem ao cemitério, onde houve cerimónia de bênção das sepulturas no talhão dos bombeiros.

Um desfile motorizado por algumas ruas da vila e exposição de meios operacionais na Praça do Município antecederam uma sessão de promoções, condecorações e bênção de novos veículos, na Praça do Município, e a sessão solene, no anfiteatro municipal.

As comemorações contaram com a atribuição do Crachá de Ouro aos elementos do comando, da Medalha de Agradecimento ao bombeiro João Aguiar, e das Medalhas de Assiduidade aos bombeiros que completaram 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de atividade.

A imposição da Fénix de Honra no estandarte dos bombeiros do Bombarral, que assinala com destaque o caráter e a devoção à causa, deveu-se aos cem anos e ao “excelente trabalho que fizeram ao longo deste período”, transmitiu o presidente da LBP, António Nunes.

“Muito obrigado por serem bombeiros”, manifestou, dirigindo-se a quem desempenha a missão, lembrando depois um feito raro no país, que é na corporação do Bombarral os três elementos de comando serem crachás de ouro da LBP, que tem por finalidade galardoar a prática de serviços de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos bombeiros.

Aproveitando a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, António Nunes pediu que o Estado “cumpra a palavra” e assuma o que consta do programa governativo.

Foram também recordados os quatro bombeiros que faleceram no combate aos incêndios florestais no país. “Temos de incorporar essa tristeza porque não deve ser esquecida e deve ser também em nome da sua memória que possamos ter melhores condições de trabalho, melhores viaturas e equipamentos”, declarou.

O presidente da AHBVB, Victor Garcia, vincou que “os custos com equipamentos e viaturas mais do que duplicaram, sendo os recursos financeiros cada vez mais escassos”. “O Estado não apoia as corporações com os meios necessários e os bombeiros são forçados a andar sistematicamente de mão estendida, apelando à boa vontade dos cidadãos”, lamentou.

Por sua vez, Pedro Lourenço, comandante dos bombeiros, alertou que “o estado da nação caminha no sentido de haver bombeiros sem motivação, sem uma carreira digna pela missão que executam”, pelo que “é tempo de se conseguir compensar os voluntários por se dedicarem ao povo”.

“A nossa atividade são 365 dias por ano, 24 horas por dia”, sustentou Rui Rocha, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria.

O presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, afirmou que “é com orgulho e reconhecimento que olhamos para o papel fundamental que esta instituição tem tido ao longo dos anos”, indicando que “ao longo dos últimos mandatos temos reforçado o protocolo de apoio anual aos bombeiros e este ano adquirimos uma viatura urbana de combate a incêndios”. O autarca assegurou que irá integrar a aquisição de uma nova viatura de combate a fogos florestais no próximo quadro comunitário.

Paulo Ribeiro, secretário de estado, agradeceu aos bombeiros “a dedicação, empenho, altruísmo e ajuda à comunidade” e garantiu que o Governo cumprirá a meta de melhorar as condições dos soldados da paz.

Entregou de seguida à corporação a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro de Grau Ouro e distintivo azul, que distingue o serviço da proteção e socorro de populações. Foi destacado o “exemplar percurso” ao longo dos anos, marcado pelo “heroísmo, abnegação e solidariedade para com o próximo”.

Também o Município do Bombarral foi galardoado, pela LBP, com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro.

Na sessão de promoções e condecorações, Carla Santos recebeu o distintivo de bombeiro o especialista estagiário. Ingressaram também no quadro ativo na categoria de bombeiro de 3ª, Miguel Graça e Vitória Peres.

Foram atribuídas as medalhas de assiduidade de 5 anos (Grau Cobre), 10 anos (Grau Prata),15 anos (Grau Ouro 1 estrela), 20 anos (Grau Ouro 2 estrelas), 25 anos (Grau Ouro 3 estrelas) e 30 anos (Grau Ouro 4 estrelas).

Simone Rocha e Igor Severino, bombeiros de 3ª, receberam o Grau Cobre. Ivo Correia e Célia Duarte, bombeiros de 3ª, o Grau Prata. Vítor Gomes, bombeiro de 1ª, Alexandre Henriques, Daniel Miranda e João Silva, bombeiros de 2ª, e Élio Costa, bombeiro de 3ª, o Grau Ouro 1 Estrela. Rui Gomes e Jorge Frazoa, bombeiros de 1ª, Bruno Ferreira, bombeiro de 2ª, Daniel Hermenegildo e Alberto Ferreira, bombeiros de 3ª, o Grau Ouro 2 Estrelas. João Silva, bombeiro de 1ª, João Aguiar e Vítor Fonseca, bombeiros de 2ª, o Grau Ouro 3 Estrelas. Telmo Pereira, chefe, e José Tavares, bombeiro de 2ª, o Grau Ouro 4 Estrelas.

Vários beneméritos, empresas e as juntas de freguesia do concelho que, ao longo dos anos, têm apoiado a associação, foram distinguidos com a Medalha de Agradecimento da LBP e foram apresentadas quatro novas viaturas à corporação bombarralense: um veículo ligeiro de combate a incêndios (oferecido pela Câmara Municipal), uma ambulância de socorro (adquirida pelas juntas de freguesia do concelho, com donativos de empresas e instituições locais), uma ambulância para o transporte de doentes (adquirida pela AHBVB através de verbas angariadas em atividades e peditórios) e um veículo tanque de apoio logístico (adaptado de um veículo pesada oferecido por uma empresa de transportes).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

VI Encontro Transfronteiriço de Teatro

O VI Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu vai decorrer no Bombarral nos dias 27, 28 e 29 de novembro. Esta edição reunirá seis escolas de Portugal e Espanha e será dedicado à paz.

Transfronteirico

Trio traficava droga

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha da GNR deteve no dia 6 de novembro um homem de 56 anos e duas mulheres, de 19 e 79 anos, por tráfico de estupefacientes, em Pataias, no concelho de Alcobaça.

trafico