O festival “Dias do Jazz” arrancou no passado sábado no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha com o concerto da cantora e compositora norte-americana Sugar Queen.
De nome verdadeiro Michele Denise, a artista comprovou, perante casa cheia, o sucesso internacional.
A 10 de outubro sobe ao palco Quarteto Jeffery Davis, de um dos melhores vibrafonistas da atualidade. Com esta formação trará composições fortemente influenciadas pela música de câmara, pelos ritmos tradicionais e pela sofisticação harmónica do jazz moderno.
No dia seguinte é a vez do Riff Out Sexteto, o mais recente projeto de Sérgio Pelágio, que marca encontro com os companheiros de longa data como Mário Franco, ao qual se junta Iúri Oliveira e os novos valores do jazz nacional Tomás Marques, Bruno Pedroso e Filipa Franco.
A Orquestra de Jazz do Hot Clube, sob direção de Pedro Moreira, e a cantora Selma Uamusse sobem ao palco do CCC no dia 12 de outubro, para interpretar excertos de “Black, Brown and Beige”. Uma ambiciosa peça de jazz sinfónico estreada em 1943 pelo pianista Duke Ellington, um dos favoritos de Luís Villas-Boas (1924-1999), pioneiro da divulgação do jazz em Portugal e fundador do Hot Clube.
A 8 de novembro é a vez da atuação do Quinteto Sofia Hoffmann, no qual a cantora portuguesa com raízes alemãs explora o conceito do amor nas suas várias vertentes, na transformação de temas, navegando entre o jazz, o blues, a bossa nova e a música do mundo, com marcas fortes da parceria que estabeleceu com o veterano Ivan Lins.
Os “Dias do Jazz” encerram, a 9 de novembro, com a atuação da cantora, compositora e produtora americana China Moses, filha da lendária Dee Dee Bridgewater. Moses é inspirada em estilos infinitos na linhagem expansiva da música negra americana, através da sua voz incisiva e forte personalidade.
As noites irão prolongar-se no Café-Concerto do CCC com as Jam Sessions, ao bom estilo jazzístico e em perfeita improvisação, com convidados especiais. Uma das noites será dinamizada pelo Hot Clube e outra pelo Conservatório de Música das Caldas da Rainha.
Decorrem ainda atividades paralelas, direcionadas à comunidade e sobretudo à escolar, como é o caso do “Jazz nas escolas”, uma iniciativa que surge da colaboração com o Conservatório de Música das Caldas da Rainha, nas escolas do concelho. Assenta numa vertente predominantemente pedagógica, pretende-se criar novos hábitos musicais e novos públicos junto da comunidade escolar no ensino básico.
O evento é uma iniciativa do CCC em parceria com o Município das Caldas da Rainha.
0 Comentários