Uma queda impediu o caldense João Almeida de prosseguir a prova de fundo para a elite masculina do Campeonato do Mundo de Estrada, disputada neste domingo entre Winterthur e Zurique, Suíça, e ganha pelo esloveno Tadej Pogačar.
A luta pela medalha de prata foi animada, sendo conquistada pelo australiano Ben O’Connor, a 34 segundos do vencedor. O terceiro classificado foi o campeão de 2023, o neerlandês Mathieu van der Poel, a 58 segundos.
João Almeida, a aposta da Seleção para um lugar entre os primeiros, sofreu uma queda, ainda antes da primeira das oito passagens pela meta.
Não ficou com lesões graves, mas o desconforto físico provocado pelo impacto com a estrada impediu o português de continuar, o mesmo tendo acontecido a outras vítimas da queda também com ambições, como Mikel Landa, Julian Alaphilippe e Mattias Skjelmose.
Enquanto João Almeida ficava arredado da corrida, os adeptos portugueses animavam-se com a presença de Rui Oliveira numa fuga de seis homens, no comando da prova até faltarem menos de cem quilómetros para final, altura em que um ataque de Tadej Pogačar mudou a configuração da corrida.
Rui Costa acabou por ser o melhor português, no 42.º lugar, integrado no mesmo grupo de Nelson Oliveira, que ficou em 55.º. Foram os únicos resistentes da seleção nacional a terminar a corrida.
0 Comentários