É sob o mote da “Inquietação” que se desenrola a 9.ª edição do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos. O evento decorre de 10 a 20 de outubro e assinala a comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril e dos quinhentos anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões com a programação mais vasta de sempre.
Ao longo de onze dias, Óbidos recebe quase seiscentas iniciativas, entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses, exposições e seminários. O programa de atividades contempla, igualmente, um Eco Mercado, um Planetário, um espaço MyMachine e um espaço Sustentabilidade.
Nos destaques da programação, referência para o lançamento de “História Global da Literatura Portuguesa”, obra com direção de José Eduardo Franco, Annabela Rita, Miguel Real e Isabel Ponce de Leão, que analisa um arco temporal de mais de oitocentos anos, desde a Idade Média até à atualidade.
O Fólio Educa apresenta uma oferta muito diversificada e apelativa a toda a comunidade educativa da região, com a presença de diversos autores nas escolas do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, com o objetivo de aproximar autores, livros e alunos. Nesse sentido, a Câmara Municipal vai proceder à entrega de um voucher escolar para aquisição de livros, procurando estimular a leitura e a visita ao festival.
Por seu turno, o Plano Nacional de Leitura vai ter um espaço na Casa do Arco, com programação própria.
“O Fólio é um evento consolidado em termos nacionais e internacionais, uma referência no que diz respeito aos festivais literários e que tem um público fiel. Este ano, procurámos apresentar uma programação eclética, reforçando a ligação à sociedade civil e à comunidade educativa, com inúmeras atividades e muitos atrativos”, explicou o presidente da Câmara de Óbidos na apresentação do evento, no passado dia 26, no Centro Português de Fotografia, no Porto.
Filipe Daniel sublinhou que este é “um evento catalizador e que reforça a aposta no município na defesa do estatuto de Óbidos Cidade Literária”, atribuído pela Unesco.
Margarida Reis, vereadora da Cultura do município de Óbidos, destacou a “universalidade” da programação deste ano, que “respira a inquietação permanente do escritor e o empolgamento do leitor, numa comunhão feliz que se concretiza numa obra literária”.
Em termos de animação, a parceria com a Fundação Inatel para a realização de concertos com jovens valores tem continuidade, tal como o tradicional espaço Boémia e a participação de mais de cem ilustradores em várias atividades. O público pode, ainda, seguir viagem na Carrinha do Desassossego, com dezanove iniciativas em itinerância pelo concelho e beneficiar dos eventos que decorrerão, pela primeira vez, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
Mantendo a estratégia de aproximação à comunidade educativa, o Fólio Educa propõe 260 iniciativas (entre lançamentos de livros, debates com autores e académicos, oficinas, teatro, cinema, exposições, música) com 160 participantes de nacionalidade portuguesa, brasileira, e ainda convidados de Espanha, Inglaterra e Itália.
O Fólio Autores apresenta catorze mesas, com 39 intervenientes, entre 22 autores internacionais, três autores nacionais e catorze moderadores. Está garantida a presença de nomes premiados como Maaza Mengiste, Andrey Yuryevich Kurkov ou Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do Booker Prize em 2013. Max Porter, Irene Vallejo e Anna Kim (vencedora do Prémio da União Europeia da Literatura) também estarão no Fólio, bem como Ricardo Araújo Pereira, que vem apresentar novas obras.
No Fólio BD, estão agendadas sete iniciativas e cinco ilustradores, com a novidade da realização de duas mesas redondas. Serão apresentados alguns dos filmes da produtora portuguesa COLA Animation, bem como os resultados dos filmes produzidos pela população escolar de Óbidos, ao abrigo do programa da Câmara Municipal, o Óbidos Anima.
O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com destaque para o espetáculo “Entre Nós”, que apresenta talentos emergentes num concerto único no dia 13 de outubro.
Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de treze concertos e duas itinerâncias com as bandas filarmónicas locais, prometendo envolver a comunidade com o evento.
Fólio Mais é um dos principais atrativos do festival, com 120 mesas, conversas, lançamento, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses. Um dos grandes destaques é a presença de Conceição Evaristo, uma ativista da cultura negra no Brasil que se destacou nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio. Elvis Guerra, Verenilde Pereira, Carola Saavedra, Cebaldo Inawinapi, Ana Paula Tavares, Ellen Lima Wassu, Nieves Neira Roca, Kaká Werá, Juan Carlos Galeano, Yara Monteiro, Gisela Casimiro, João Barrento e Nieves Neira Roca são outros nomes em destaque.
Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM!, que se dividem em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos e um Mercado do Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim de semana do festival. Este ano regista-se um número recorde de exposições (27).
O Fólio Tec, pelo segundo ano consecutivo, trará uma programação dedicada à relação entre tecnologia, empreendedorismo, inovação e a literatura, com quatro conversas organizadas pelo Parque Tecnológico de Óbidos.
Miguel Silvestre, diretor-executivo do Parque Tecnológico de Óbidos, considera que a inquietação é uma força motriz para o progresso. “Num evento de livros e literatura, num mundo de tecnologia e economia, consideramos relevante que essas histórias também sejam contadas”, afirmou.
Em 2023, o Fólio atraiu cerca de 90 mil pessoas a Óbidos. Em 2024, a organização espera superar os números de presença do público, dado o aumento do número de iniciativas. As entidades parceiras do evento são a Embaixada do Brasil, o FLIP – Festival Literário de Paraty (Brasil), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, o Instituto Politécnico de Leiria e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID).
O Fólio é uma organização da Câmara Municipal de Óbidos, da empresa municipal Óbidos Criativa, da Fundação Inatel e da Ler Devagar, com o apoio do Turismo de Portugal.
0 Comentários