O coletivo Rabiscadores, sediado em Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, criou, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril, o projeto “A Liberdade Saiu à Rua Num Dia Assim”, desenvolvendo através deste plano de ação uma série de atividades ligadas à formação, criação e fruição cultural.
Surge assim o evento “Espaços e Territórios”, que acontecerá a 28 e 29 de setembro, em consequência de “Fazer Deste Maio um Abril Novo”, uma programação que contou, entre outros, com Jp Simões, Miguel Moreira e Miguel Cardoso.
O “Espaços e Territórios” arranca no dia 28 com oficinas criativas no Lagarão, entre as 10h00 e as 13h00.
A abertura oficial será às 15h00 com a inauguração de “Metamorphosis”, de José Paulo Ramos, mural que homenageia a liberdade e a memória do Espaço Lagarão.
Segue-se um ciclo de conversas, exposições, música e livros.
Pelas 20h00 haverá jantar ao cuidado do projeto “Cantina Pop Up Arte” dos Rabiscadores, com reservas pelo telemóvel 967678995, e às 21h00, no Largo do Pelourinho, será a apresentação da peça de teatro “Povo Inquieto”, de Luana Vicente e Tomé Dionísio. Aborda as várias dimensões da liberdade. Duas pessoas, uma mulher e um homem, constroem uma relação de permanente questionamento criando quadros e momentos cénicos onde a emigração/imigração, o machismo, a política, as escolhas básicas da vida, a justiça e a liberdade são centrais no diálogo.
A apresentação de “Coreto Con(vida)”, espetáculo da coreógrafa Cláudia Nóvoa, no Jardim da Vila, no dia 29 de setembro, encerra o evento.
Rabiscadores é um coletivo que emerge do espaço onde habita e da afirmação da cultura enquanto espaço cooperativo. Privilegia o debate e a experimentação artística e tem como prioridade colocar a comunidade no centro da criação.
0 Comentários