Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
20° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C
20° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C

“Há Festa no Bairro” procurou “criar laços de bairrismo”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
"Há Festa no Bairro" de 2024 foi um evento promovido pela junta de freguesia de Peniche. A última edição deste ano foi no sábado passado, no Bairro Vila Maria e zonas envolventes aos Edifícios Fernão Magalhães, Coosofi e Verde Mar.
A “Banda Magestic” foi um dos grupos a atuar no bairro Vila Maria

“Há Festa no Bairro” de 2024 foi um evento promovido pela junta de freguesia de Peniche. A última edição deste ano foi no sábado passado, no Bairro Vila Maria e zonas envolventes aos Edifícios Fernão Magalhães, Coosofi e Verde Mar.

A animação começou às 14h00 com insufláveis seguindo-se pela tarde e noite fora com música ao vivo e outras atividades. “O sentido desta festa é o bairrismo que falta à cidade de Peniche”, referiu a presidente da Junta de Freguesia de Peniche, Teresa Lopes.

O evento passou por seis bairros da cidade e o objetivo para a autarca,” foi mais que superado”. Divulgando a vontade de criar mais durante o seu mandato, manifestou que “ainda vou mais além, ainda faltam, pelo menos, 10 meses de mandato e vou conseguir mais”.

A comunidade aderiu de tal forma que os bairros após a iniciativa da junta de freguesia começaram a criar os seus próprios eventos. “A junta de freguesia deu o primeiro empurrão, agora as coletividades já conseguem andar sozinhas sem terem na retaguarda uma autarquia, o que é muito bom”, contou Teresa Lopes.

“Camões fest”, “Arraial do Lapadusso” e a “Juventude do Visconde” são exemplos dos eventos criados nos bairros, de forma autónoma, após a iniciativa. “Aqui no Vila Maria é a primeira vez, espero que para o ano eles já consigam organizar sozinhos”, ambiciona a presidente da autarquia.

Para Teresa Lopes é importante dar o exemplo e mostrar cooperação com os bairros, “dar-lhes iniciativa não é só dar-lhes o peixe, é ensiná-los a pescar, é o lema”.

Levar estes eventos a vários cantos da cidade é um mote que a presidente defende: “Eu sou contra fazer eventos centralizados, aqui temos muita população”. Defendeu ainda que “as autarquias têm o dever de ir ter com a população”

Sobre se tinha chegado a todos os sítios que pretendia, relatou que “faltou o Campo da Torre e Peniche de Cima, a nossa logística não dava para mais”. No entanto, afirmou que lá chegarão.

Quanto ao futuro do projeto “Há Festa no Bairro”, Teresa Lopes disse que “para o ano começamos com força”. A autarca referiu ainda que “procuramos sempre melhorar e trazer novidades, levar as pessoas e coletividades connosco”.

Animação e convívio estiveram presentes no fecho do projeto, no Bairro Vila Maria. “Criar laços de bairrismo, bairrismo é a palavra-chave desta iniciativa”, rematou a presidente da junta de freguesia de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Idoso levado para o hospital após queda na praia

Os elementos do Projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, auxiliaram na tarde de 16 de setembro um homem de 76 anos, que sofreu uma queda enquanto caminhava numa zona rochosa na praia do Porto Batel, não vigiada, no concelho de Peniche.

batel

“Casa dos Seixos” requalificada acolhe serviços públicos na Amoreira

Decorreu no passado sábado a inauguração das obras de requalificação da "Casa dos Seixos", localizada no centro da Amoreira, no concelho de Óbidos. O novo espaço acolhe a sede da Junta de Freguesia da Amoreira e respetivos serviços, albergando ainda os CTT, Espaço Cidadão e um local de trabalho colaborativo.

1. amoreira

Diversão para as crianças antes do regresso às aulas

A Casa do Benfica de Peniche promoveu, na tarde do passado sábado, “um dia para a criança antes do regresso às aulas”. Para além das atividades diversas destinadas à diversão dos mais novos, os Bombeiros Voluntários de Peniche e a PSP promoveram ações de sensibilização.

1. Criancas Peniche