Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
22° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 24° C

A anamnese na Medicina Tradicional Chinesa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chega ao seu diagnóstico de síndromes através de três ferramentas essenciais: a anamnese (conversa/entrevista com o paciente), a tomada do pulso e observação da língua.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chega ao seu diagnóstico de síndromes através de três ferramentas essenciais: a anamnese (conversa/entrevista com o paciente), a tomada do pulso e observação da língua.

A anamnese passa por uma conversa com o paciente, semelhante ao que se faz na medicina convencional, porém, a medicina chinesa tende a interrogar o paciente de uma forma mais aprofundada, pois os detalhes dos sintomas importam. Não basta saber que tem dor de cabeça, precisamos de saber: onde está essa dor de cabeça? Quando acontece? Há algum padrão de repetição? Como é que ela piora? Como é que melhora?

Tudo isto são questões que para nós importam, pois a caraterização do sintoma vai permitir discernir qual o órgão e/ou canal envolvido e se é um quadro de vazio ou de excesso, tudo detalhes que naturalmente mudam drasticamente o tratamento a fazer.

Muitas vezes esta maneira de entrevistar o paciente é o suficiente para chegarmos a soluções. Eu próprio já experienciei por diversas vezes pacientes que quando se queixam de um dado sintoma não o sabem caracterizar, e só depois de a pessoa ser questionada sobre o assunto é que se apercebe de que, por exemplo, sente dor de cabeça frontal quando não dorme e passa 12 horas em frente a um ecrã.

Esta informação é o suficiente para o próprio paciente chegar à conclusão que, para se ver livre do sintoma, deve reduzir o tempo de exposição a ecrãs e aumentar as horas de sono (caso não haja nenhum outro impedimento, claro). Este método é suficiente para dar consciência ao paciente do problema que tem, o que só por si é um grande avanço no caminho da cura.

A consciencialização do paciente em relação à própria condição de saúde é fulcral não só para se chegar mais facilmente a um diagnóstico mas também para ajudar a garantir o cumprimento de medidas preventivas às doenças. Se chegarmos à conclusão que o paciente apresenta sintomas de azia sempre que come alimentos cozinhados com tomate, naturalmente, ele deve reduzir ao máximo o consumo de tomate.

Não quero com isto dizer que a retirada de fatores prejudiciais é o suficiente para resolver totalmente a questão, mas prescrever um protetor de estômago enquanto os hábitos alimentares não mudam é a receita perfeita para provocar mais problemas no futuro.

Resumindo, passar pelo processo de anamnese na MTC é uma experiência que, mesmo antes do tratamento, faz com que tenhamos consciência daquilo que efetivamente se passa no nosso corpo, e isso permite delinear o tratamento e colocar expectativas realistas no paciente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jīn Yè 津液, líquidos orgânicos na MTC

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os fluidos corporais que não são sangue são conhecidos como Jīn Yè (津液), um termo que abrange os diversos líquidos orgânicos do corpo. Este conceito é dividido em duas categorias principais: Jīn (津), que se refere aos líquidos mais leves e fluidos, como suor, lágrimas e saliva, e Yè (液), que representa os líquidos mais densos e nutritivos, como os que lubrificam e nutrem as articulações e a medula óssea. Estes líquidos desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, sendo responsáveis por hidratar, nutrir e lubrificar os tecidos, garantindo a homeostasia e a vitalidade do corpo humano.

Artigo 10

Quanto mais debates, mais gosto de ti

Durante o mês de Outubro, dará à estampa, pela editora Nuvem de Letras (chancela da Penguin Random House Grupo Editorial Unipessoal, Lda.), o livro Pelo Contrário, da autoria de Rui Correia e António Nabais, com ilustrações bem-humoradas de Hélio Falcão.

Francisco Martins da Silva

O mal das emoções

As emoções são e sempre serão parte da nossa vida, e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sabe disso. Desde os seus primórdios que a base teórica da MTC junta de uma forma lógica sintomas físicos e emocionais. O Fígado, por exemplo, tão depressa nutre os tendões como gera a criatividade, e tão depressa causa rigidez muscular como frustração e raiva.

Artigo 9