A Ordem dos Notários (ON) desmentiu “categoricamente” que uma imagem divulgada pelo presidente do Chega nas suas redes sociais corresponda a um cartório notarial em Óbidos.
“Se precisarem de ir ao Cartório de Óbidos, é assim que serão recebidos: Sem certeza de receber uma senha e com mais letreiros noutras línguas do que em português!”. Foi esta a publicação colocada esta semana na rede social Facebook por André Ventura, líder do Chega, partido que se tem batido pelo estabelecimento de quotas anuais para a imigração.
Noutra publicação na sua página oficial, André Ventura comentou que “este é o país onde os portugueses se sentem estrangeiros”.
A publicação associada a Óbidos desencadeou uma série de comentários. “Também está certo. Para quê escrever em português? Qualquer dia o português desaparece”, manifestou Ana Regalla. “No Algarve já acontece há dezenas de anos e quando éramos nós portugueses a ir a algum restaurante ou café éramos tratados abaixo de cão”, apontou Ana Raposo.
Segundo Jorge Batista da Silva, bastonário da ON, “é falso que a imagem que circula nas redes sociais de André Ventura corresponda a um cartório notarial em Óbidos”. “Não corresponde, nem poderia corresponder. Os notários portugueses são reconhecidos pelo serviço público que prestam a todos os cidadãos, independentemente da sua nacionalidade ou país de origem. Prestam um serviço público com qualidade e celeridade, reconhecido pelos mais de dois milhões de pessoas que atendem anualmente. Não podemos compactuar com este tipo de acusações irresponsáveis que põem em causa a nossa imagem, o nosso bom nome e a qualidade do nosso trabalho”, afirmou.
A ON frisa que esta partilha “é um atentado ao bom nome dos notários portugueses” e que André Ventura “denegriu a imagem dos notários, pondo em causa a qualidade do serviço público que estes profissionais da justiça prestam aos cidadãos e às empresas”.
Com este esclarecimento, a ON apela ainda aos cidadãos que “resistam à tentação de partilhar publicações como esta, sem terem a certeza de que as situações retratadas correspondem, de facto, à verdade”.
De acordo com um dos comentários nas redes sociais, é nas Finanças de Óbidos onde estão estas informações afixadas e não no cartório. O que está escrito refere-se a temas tratados nas Finanças, como a obtenção de número de identificação fiscal (NIF) e a alteração de morada.
0 Comentários