Uma equipa de engenheiros aeroespaciais que trabalha na Tekever, empresa de fabrico de drones que tem instalações nas Caldas da Rainha, venceu o Red Bull Flugtag Lisboa, que decorreu na Doca da Marinha, no passado sábado.
Os Diaper Droppers foram os vencedores entre 36 equipas, numa prova que regressou a Lisboa dez anos depois da sua última realização, atraindo cerca de 10 mil espetadores.
Embora não sejam naturais das Caldas da Rainha, todos os elementos da equipa são funcionários da empresa e, por isso, estão a residir nesta região.
Esta foi a primeira vez que participaram no evento, mas a sua experiência foi suficiente para conseguirem desenvolver um aparelho que apenas se manteve no ar durante três metros, mas mereceu a pontuação mais elevada do dia e conquistou o direito de subir ao lugar mais alto do pódio.
“O nosso segredo foi a união da equipa e muitas horas de dedicação, noite após noite. Foi uma experiência incrível e com esta vitória queremos reforçar a nossa mensagem: façam bebés e não a guerra”, explicou no final o capitão da equipa, Vítor Silva.
Para além de Vítor Silva, a equipa foi composta por Nuno Matos, Tiago Jesus, Frederico Costa e Carlos Fonte.
Criado na Áustria em 1992, este desafio já percorreu os cinco continentes, acontecendo em Portugal pela primeira vez em 2002.
A rampa de lançamento que embalou a sessão de voos foi montada na Doca da Marinha, nas proximidades do Terreiro do Paço.
Respeitando os regulamentos da competição, que estabelecem os limites para a construção das “aeronaves” e impedem o uso de qualquer tipo de motor, as equipas proporcionaram momentos hilariantes, quase sempre com voos picados rumo às águas do rio Tejo.
Durante a manhã o público teve a oportunidade de admirar toda a arte e engenho dos participantes, com a visita ao hangar. Altura em que o painel de júris, composto por Pedro Boucherie Mendes, Constanza Ariza, Gonçalo Braga, Inês Nogueira, Miguel Paraíso, Fernando Alvim, Ana Pinheiro, Luís Lickfold e Vanessa Marina, avaliou a criatividade das máquinas voadoras. Os critérios avaliados, na hora de testar todos os limites, foram “Performance” e “Distância de Voo”.
0 Comentários