Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 27° C
Início do ano letivo das escolas das Caldas

Número de alunos estrangeiros aumentou  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo ano letivo vai iniciar-se entre 12 e 16 de setembro nos diferentes agrupamentos escolares e outros estabelecimentos de ensino das Caldas da Rainha. São mais de oito mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário.
O início do novo ano letivo será entre 12 e 16 de setembro

Início do ano letivo das escolas das Caldas

O novo ano letivo vai iniciar-se entre 12 e 16 de setembro nos diferentes agrupamentos escolares e outros estabelecimentos de ensino das Caldas da Rainha. São mais de oito mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário.

AERP

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), que inicia as receções aos alunos nos dias 12 e 13 de setembro, regista um aumento do número de alunos chegando aos 2832.

No pré-escolar são 265. O 1.º ciclo regista 714 estudantes, o 2.º ciclo tem 482 alunos, o 3.º ciclo tem inscritos 826 alunos, o secundário são 480 estudantes e o profissional vai receber 65 jovens.

No ensino secundário têm como oferta todos os cursos científico-humanísticos, ou seja, Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Artes Visuais e Ciências Socioeconómicas, e o Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

O número de alunos estrangeiros atinge aproximadamente 20%, ou seja, cerca de 600 alunos distribuídos por 41 nacionalidades. Destaca-se o Brasil com 321 alunos, Angola com 73 alunos e Ucrânia com 37 alunos.

O AERP tem ao serviço cerca de 270 docentes e tem todos os lugares preenchidos. Contudo, segundo o diretor, João Silva, falta “agora substituir os docentes que se encontram de baixa médica. São estes horários de duração temporária que costumam ser mais difíceis de preencher”.

O responsável destacou que irão dar continuidade a “iniciativas que se tornaram uma referência no AERP, nomeadamente o “Caminhamos Juntos”, na primeira semana de aulas, que funciona como um “icebreaker” e fortalece as relações de grupo, e as Jornadas Pedagógicas, no CCC, e que terão como temática “as vozes de uma escola”.

O “Juntos conseguimos…Dias diferentes” e o “Happening Raul Proença” continuarão a agregar a comunidade educativa e a proporcionar experiências únicas”, adiantou.

Realçou a candidatura bem-sucedida ao Centro Tecnológico Especializado de Informática, que representa um investimento de 1.100.000 euros e que irá contribuir para a instalação de equipamentos de topo para o Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

“Continuamos a melhorar as condições físicas da Escola Básica de Santo Onofre (EBI), onde este ano se destaca a pintura exterior do Pavilhão Desportivo e a melhoria do espaço envolvente do parque infantil”, referiu o diretor, que deseja a toda a comunidade educativa “um excelente ano letivo”.

AERBP

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) dá início ao ano letivo a 13 de setembro com a receção aos alunos nos respetivos estabelecimentos durante a manhã. No dia 16 de setembro começam todas as atividades letivas.

A nível da colocação de professores, o diretor do AERBP, Jorge Pina, informou que sendo este um ano de concurso, logo de elevadas movimentações, o AERBP “vê os seus quadros reforçados com um conjunto de novos docentes, podendo afirmar que inicia o ano letivo com os seus quadros completos”.

O AERBP, neste arranque de ano letivo 2024/2025, inicia as suas atividades a 13 de setembro com 151 crianças na Educação Pré-Escolar, distribuídas por 8 grupos; 293 alunos no 1.º ciclo do ensino básico, distribuídos por 17 turmas; 59 alunos no 2.º ciclo do ensino básico, distribuídos por 4 turmas; 286 alunos no 3.º ciclo do ensino básico, distribuídos por 13 turmas: 628 alunos no ensino secundário cientifico-humanístico, distribuídos por 25 turmas: 378 alunos no ensino secundário profissional, distribuídos por 15 turmas: 5 turmas de Português Língua de Acolhimento (PLA), no total de 87 alunos, e 3 turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA), no total de 42 alunos.

No total global de 8 grupos com 151 crianças e 82 turmas com 1773 alunos, perfazem 1924 alunos.

Além das ofertas referidas, através do seu Centro Qualifica, o AERBP proporciona os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), com a oportunidade de os adultos poderem ver reconhecidas as competências adquiridas ao longo da vida.

Segundo o diretor do AERBP, de igual modo, “através dos Projetos Locais Promotores de Qualificação, proporciona-se a qualificação a adultos portadores de baixas qualificações, contribuindo assim e de forma significativa para o aumento das qualificações académicas e da literacia das populações do concelho de Caldas da Rainha e concelhos limítrofes”.

Ainda como oferta diferenciadora, o AERBP tem, na sua escola sede, a oferta de UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. “É uma das 25 Escolas UAARE a nível nacional, proporcionando apoio especializado e diferenciado a alunos de alto rendimento desportivo, englobados em seleções nacionais ou de reconhecido e elevado potencial desportivo”, contou o responsável.

Este ano letivo, o AERBP tem na sua população docente 32 nacionalidades, sendo que 87,58% são de nacionalidade portuguesa e 12,42% de nacionalidade estrangeira, e 33 naturalidades, com 85,85% dos alunos a terem naturalidade portuguesa e 14,15% naturalidade estrangeira.

“O AERBP, continuando a ter como principal objetivo o sucesso e bem-estar dos seus alunos, aposta, mais uma vez, em projetos de inovação pedagógica, inovadores e diferenciadores, e que possam ir ao encontro das necessidades identificadas como necessárias para dar resposta às principais lacunas identificadas nos alunos, principalmente ao nível das áreas da STEM, como seja o Projeto ‘Cientificamente Divertido’, ao nível da educação Pré-Escolar e 1.º ciclo e da literacia da leitura, com o projeto ‘Foco-Leitura e escrita’, ano nível do 1.º ciclo e ensino secundário”, referiu o responsável.

O diretor deseja a todos “um ótimo ano letivo”.

D. João II

O Agrupamento Escolas D. João II vai iniciar o ano letivo a 12 de setembro com a receção aos alunos do pré-escolar e do primeiro ano e no dia 13 de setembro aos restantes anos do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo e ainda 3.º Ciclo.

Tem cerca de 180 professores e segundo o diretor do Agrupamento, Jorge Graça, vão começar o novo ano letivo “com os docentes todos colocados”.

Integra um total de 2100 alunos e tem como nova disciplina (oferta complementar) Inteligência Artificial.

Jorge Graça reforçou o seu compromisso em “continuar a promover o desenvolvimento de aptidões e conhecimentos para uma utilização mais eficaz das tecnologias digitais”. Desejou à comunidade educativa “um excelente ano letivo”.

Colégio Rainha D. Leonor

As aulas no Colégio Rainha D. Leonor iniciam-se a 12 de setembro para os mais novos e dia 13 a partir do 5.º ano.

Na creche e pré tem 157 crianças e no 1.º ciclo são 151 alunos. No 2.º ciclo estão registados 121 estudantes e o 3.º ciclo tem 110 alunos. Na ES / CCH são 40 alunos e 224 jovens vão frequentar os cursos profissionais. No total são 65 professores.

ETEO

O novo ano letivo na Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) tem início no dia 16 de setembro para os alunos das turmas de 1º ano, com o módulo integrador. No dia 18 de setembro iniciam-se as atividades letivas para as turmas dos 2º e 3º anos. Tem cerca de 65 professores e 360 alunos.

Serão ministrados os seguintes Cursos Profissionais de Nível 4: Curso Profissional de Animador/a Sociocultural; Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde; Curso Profissional de Técnico/a de Audiovisuais; Curso Profissional de Técnico/a de Design de Comunicação Gráfica; Curso Profissional de Técnico de Gestão; Curso Profissional de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar; Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia; Curso Profissional de Técnico/a de Segurança no Trabalho; Curso Profissional de Técnico/a de Serviços Jurídicos; Curso Profissional de Técnico/a de Termalismo; Curso Profissional de Técnico de Turismo; Curso Profissional de Técnico/a Instalador/a de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis; Curso Profissional de Técnico/a de Informática e Sistemas; Curso Profissional de Técnico/a Instalador/a de Sistemas Solares Fotovoltaicos.

Segundo Ana Margarida Bento, coordenadora da direção pedagógica, este ano letivo “já temos todos os professores colocados”.

No desenvolvimento do projeto educativo, a ETEO “procura promover o sucesso escolar e profissional dos nossos alunos, obtendo-se rácios elevados no que respeita aos indicadores de realização e de resultado”.

EHTO

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) conta este ano com 60 novos estudantes de nível V (pós-décimo segundo ano).

A aula inaugural do ano letivo, com o tema “Turismo e Paz”, vai decorrer a 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, que marca o arranque oficial do ano letivo 2024/2025.  A EHTO vai começar este ano letivo com 240 alunos. A grande maioria dos formandos é oriunda dos concelhos do Oeste, mas a escola recebe estudantes de todo o país e também alunos internacionais. Daniel Pinto disse que a procura de alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) pelas escolas de turismo em Portugal tem vindo a crescer. Os alunos internacionais representam 30% do número de alunos na EHTO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Traseiras do Palácio Real têm videovigilância desde o final de 2023

Na sequência da ação de voluntariado que teve como objetivo pintar as traseiras do Palácio Real, nas Caldas da Rainha, o JORNAL DAS CALDAS apurou junto da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que, desde o final do ano passado, esta zona tem videovigilância.

traseirasmuseuhospital

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

queda